Internacional Titulo
Conselho do Golfo autoriza deslocamento de tropas no Kuwait
Da AFP
08/02/2003 | 16:15
Compartilhar notícia


As monarquias árabes do Golfo Pérsico realizaram uma reunião neste sábado em Jidá (Arábia Saudita) para discutir a crise iraquiana, a qual desejam resolver pacificamente, apesar do compromisso assumido pela maioria dos países de oferecer facilidades militares aos Estados Unidos, que ameaça derrubar pela força o presidente iraquiano Saddam Hussein.

Durante a reunião, os membros do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), formado por Kuwait, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Qatar, Bahrein e Omã, aceitaram o pedido do Kuwait para o deslocamento de tropas em seu território como uma forma de prevenção a uma ofensiva contra o Iraque, segundo a agência de notícias kuwaitiana Kuna.

O ministro da Defesa do Kuwait, Jaber al-Mubarak al-Hamad Al-Sabah, agradeceu a seus colegas do Golfo pela "aceitação imediata do pedido kuwaitiano de deslocamento de elementos da força comum 'Escudo da Península' em seu território".

A reunião 'informal' foi marcada pela discrição. As monarquias estudaram a "situação na região, em especial a crise iraquiana", num palácio do ministro saudita da Defesa, o príncipe Sultão ben Abdel Aziz, 70 km ao norte de Jidá, no mar Vermelho.

Apesar da reunião não ser oficial, a agência Kuna a apresentou como "um conselho de defesa do CCG" destinado a elaborar "uma visão comum para conter as conseqüências de um ataque americano ao Iraque e a reforçar a cooperação militar e de segurança dos Estados membros".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;