A queda de 2,77% na energia elétrica residencial exerceu o maior alívio sobre a inflação de agosto, uma contribuição de -0,11 ponto porcentual para a taxa de -0,02% registrada no mês pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Figuraram ainda no ranking de principais impactos negativos sobre o IPCA de agosto a batata-inglesa (-0,06 ponto porcentual), tomate (-0,04 p.p.), cebola (-0,04 p.p.) e passagem aérea (-0,03 p.p.).
Na direção oposta, a principal pressão partiu da gasolina, com alta de preços de 0,67% e influência de 0,04 ponto porcentual. Houve contribuição positiva também da banana-prata (0,02 ponto porcentual), plano de saúde (0,02 ponto porcentual), mamão (0,02 ponto porcentual) e ensino superior (0,02 ponto porcentual).
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.