Economia Titulo
Aneel autoriza reajustes de 19,33% e 16,25% em MG e RJ
Das Agências
15/06/2001 | 18:10
Compartilhar notícia


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou, nesta sexta-feira, reajuste de 19,33% para as tarifas de energia elétrica da Companhia Força e Luz Cataguases-Leopoldina (CFLCL, de Minas Gerais) e de 16,25% para a Companhia de Eletricidade de Nova Friburgo (Cenf, no Rio de Janeiro). As novas tarifas entram em vigor na próxima segunda-feira, dia 18.

Os percentuais autorizados são limites máximos, sendo permitido às empresas a aplicação de reajustes em patamares inferiores aos autorizados.

A Cataguases-Leopoldina atende 266.082 consumidores em 66 municípios de Minas Gerais e nos municípios de Sumidouro e Carmo, no Rio de Janeiro. A Cenf abastece um total de 70.136 consumidores da cidade de Nova Friburgo, também no Rio de Janeiro.

As tarifas de fornecimento de energia elétrica são reajustadas anualmente, na data de assinatura dos contratos de concessão firmados entre as concessionárias e a Aneel.

No cálculo dos índices, a Aneel considera o repasse da variação dos custos que as empresas tiveram no decorrer de 12 meses: custos não gerenciáveis (energia comprada, Conta de Consumo Combustível (CCC), Reserva Global de Reversão (RGR), taxa de fiscalização e encargos de transmissão); e custos gerenciáveis, sobre os quais incide o IGP-M, calculado pela Fundação Getúlio Vargas.

Informações da Agência Brasil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;