Política Titulo Em São Bernardo
Nívea Guerra quer levar experiência como educadora à Câmara

Pré-candidata aposta na atuação em projetos sociais para sensibilizar o eleitorado da cidade

Anderson Amaral
10/07/2024 | 09:54
Compartilhar notícia
FOTO: Celso Luiz/DGABC


 A educadora aposentada Nívea Guerra, 53 anos, aposta na experiência de mais de três décadas no ensino público e na forte atuação em projetos sociais para sensibilizar o eleitorado de São Bernardo e conquistar uma das 28 vagas na Câmara na disputa proporcional de outubro. Neófita em eleições, Nívea chegou ao PSB neste ano tendo o ex-prefeito Willian Dib (PSB) como inspiração e referência. “Dib é um político em quem acredito, porque tem um olhar muito parecido com o meu em relação aos menos favorecidos”, disse.

Nívea atuou durante 22 anos como professora e diretora na Escola Estadual Ayrton Senna da Silva, situada no Parque Terra Nova II. Foi lá que aguçou seu olhar social. “Percebi que as crianças precisavam de complementos ao processo educativo recebido na sala de aula. Então, montei um polo de formação e oportunidades, que oferecia atividades com base nas reais necessidades dos jovens”, lembra.

Quando Nívea trocou a Ayrton Senna pela Escola Estadual João Batista Bernardes, no Jardim Nazareth, o projeto foi com ela e ganhou impulso graças à parceria com o Instituto Cativar, localizado próximo à unidade de ensino. “Percebi que a ONG desenvolvia atividades semelhantes, mas não tinha espaço para as crianças. Foi então que abri a escola e levei o projeto”, disse, citando como exemplos as aulas de música, dança, inglês e preparação para o trabalho. “Surgiu uma parceria muito bonita”, recorda.

O interesse pela política, revela a educadora, surgiu da expectativa de que, como vereadora, será mais fácil aumentar o alcance das ações sociais. “Nossa ideia é abrir polos nas periferias e replicar a parceria com o Instituto Cativar em outras escolas da cidade”, disse Nivea, que também colabora com o Instituto Anjos do Esporte, do ex-jogador de basquete André Brazolin.

O PSB integra o arco de alianças do deputado estadual e pré-candidato do PT à Prefeitura de São Bernardo, Luiz Fernando Teixeira. Dib será postulante a vice. “Conversei com Luiz Fernando e descobri que ele desenvolveu um projeto similar ao meu, o Tigrinho, que oferecia atividades no contraturno escolar e beneficiava 7.000 crianças. Os olhos dele brilharam”, recorda. O partido espera assumir ao menos três cadeiras no Legislativo.

Nívea – que também integra o Rotary Club São Bernardo Novo Horizonte – entende que o ensino oferecido nas escolas municipais pode melhorar muito. “Não o só de São Bernardo, mas também estadual, começando com a valorização do professor e passando pela formação continuada”.

A educadora também destacou a necessidade de São Bernardo aumentar a presença feminina na Câmara, que conta atualmente com apenas duas vereadoras, as petistas Ana do Carmo e Ana Nice. “Quero ser a voz das mulheres no Legislativo, que ainda é um espaço muito machista.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;