Minéa Paschoaleto Fratelli poderia facilmente se transformar em personagem daquelas reportagens que mostram estratégias de concurseiros aprovados no primeiro lugar das seleções mais cobiçadas do País. Graduada em Pedagogia pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) com mestrado em Avaliação Educacional pela mesma instituição e doutorado em Educação em Políticas Educacionais pela Universidade Nove de Julho, Minéa foi aprovada em primeiro no concurso público 03/2024 da USCS (Universidade Municipal de São Caetano) para o cargo de professor organizador no trabalho pedagógico: supervisão e coordenação. Ela recebeu nota final 185,5 – não só a maior para seu cargo, mas também entre os demais 47 em disputa no certame. Com um currículo tão respeitável, não é de se estranhar que o desempenho da profissional tenha sido tão bom. O problema é que Minéa é a secretária de Educação de São Caetano, da qual a USCS é uma autarquia. Há ainda outro detalhe: o Idecan (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional), banca responsável pelo concurso, já foi alvo de questionamentos na Justiça devido a irregularidades em seleção para o preenchimento de vagas na GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano. Pode isso, seu juiz?
Bastidores
Gestor
Pré-candidato a prefeito de São Bernardo, Luiz Fernando (PT-foto) turbinou a divulgação de peças que destacam suas qualidades administrativas. Movimento se segue à crítica da prefeiturável Flávia Morando (União Brasil), de que seus adversários nunca geriram nada. Em rede social, o petista respondeu lembrando que, de 2008 a 2017, presidiu o São Bernardo FC, quando o Tigre chegou à elite do futebol paulista, “espaço que nunca tinha alcançado antes”. Teixeira não disse, mas ele sucedeu no comando um aliado do atual prefeito Orlando Morando (PSDB), tio de Flávia e fundador do clube.
Amadorismo – 1
Ainda repercute nos corredores do Paço de Diadema o erro infantil cometido pela assessoria do prefeito José de Filippi Júnior (PT) ao não alertar o chefe para o equívoco que seria receber o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no esqueleto do Quarteirão da Educação, empreendimento que, dados os frequentes atrasos no cronograma de entrega, transformou-se no símbolo da ineficiência da gestão petista na cidade.
Amadorismo – 2
A repercussão só não foi pior porque a imprensa nacional optou por dar maior ênfase à agenda anterior de Lula naquele 5 de julho, em Osasco, quando o presidente da República foi cobrado publicamente pela estudante Jamile Fernandes, do terceiro ano de Direito, por estar inaugurando campus da Unifesp (Universidade Federal do Estado de São Paulo) ainda inacabado – no caso de Diadema, onde o petista só pôde ver a maquete do futuro empreendimento, a situação era ainda pior.
Quem será?
Causaram furor nos bastidores do Poder Legislativo de Santo André as declarações do pré-candidato governista Gilvan Junior (PSDB), ao podcast Política em Cena, do Diário, de que a escolha do vice poderia vir da Câmara. Quatro nomes encabeçam a bolsa de apostas: Carlos Ferreira (MDB), Pedrinho Botaro (PSDB), Almir Cicote (Avante) e Coronel Sardano (Novo) – embora este último jure de pés juntos que será candidato a prefeito.
Peço o seu voto...
O deputado federal Alex Manente (Cidadania) está em plena busca de votos... para se tornar “um dos melhores (parlamentares) do Brasil”. O político encontrou brecha na agenda da pré-campanha a prefeito são-bernardense para pedir aos mais de 50 mil seguidores de uma rede social que o apoiem no Prêmio Congresso em Foco: “É o nosso trabalho reconhecido por quem decide, uma trajetória a favor de São Bernardo e região”.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.