Trabalho envolve as sete cidades e busca entender e como divulgar a formação político-administrativa do Grande ABC
Foi o segundo encontro o realizado em 28 de junho na Academia de Letras da Grande São Paulo, no edifício da Fundação Pró-Memória – o encontro anterior foi realizado no Salão Nobre do Diário do Grande ABC.
Seis, das sete cidades, reunidas – a ausência foi Diadema. O GAMA – Grupo dos Amigos do Movimento Autonomista – repassou aos presentes detalhes da sua história e formação.
Vale relembrar: o movimento autonomista vencedor em São Caetano teve uma atuação cujo ápice foi o ano de 1948, quando o então distrito vai às urnas, em plebiscito, e separa-se de Santo André (o antigo São Bernardo). Uma história de 75, 76 anos atrás.
GAMA. EXEMPLO
Hoje, das lideranças que levaram adiante os ideais são-caetanenses, a cidade tem dois sobreviventes, Mario Porfírio Rodrigues e Desiree Malateaux Netto, que por questão de saúde não têm podido participar das reuniões.
O GAMA, surgido com o apoio dos últimos líderes autonomistas, faz hoje o trabalho de porta-voz do movimento de 1948. E um dos objetivos básicos do GAMA é preservar a história, não deixar que ela morra. Que esta história de tanto idealismo e idealista chegue às atuais gerações. Verdadeiro exemplo.
E AS OUTRAS CIDADES?
O movimento atual dos memorialistas, voltado ao tema da autonomia das sete cidades, busca estudar e compreender como se deu a subdivisão da antiga Freguesia de São Bernardo.
Objetiva, igualmente, valorizar nomes de antigos.
No cenário, o estudo de movimentos que não prosperaram – caso de Utinga, em Santo André.
Este trabalho apenas se inicia. Um longo caminho se apresenta. Pesquisas conjuntas precisam ser realizadas.
O atual São Bernardo, com o apêndice “do Campo”, não possui nenhum líder vivo do movimento de 1944, mas a cidade conta com a AME – Associação dos Amigos da Memória -, que se propõe a estudar a emancipação local – força, Hilda.
Mauá e Ribeirão Pires (ambos de 1953 – Pedro, vamos lá!), Diadema (1958 – Loli, não desanime), Rio Grande da Serra (1963 – Roberto, estamos juntos) são municípios mais novos e ainda com várias lideranças entre nós. É preciso (re)descobri-las.
FONTES
O Banco de Dados do Diário se constitui em fonte importante para o levantamento de outros movimentos e de temas que inspiraram campanhas autonomistas. Caso da faixa de terra apelidada “Corredor Polonês”.
Santo André, pelo Arquivo Municipal e Museu Dr. Octaviano Gaiarsa, guarda uma documentação importantíssima referente a todas as cidades e distritos do Grande ABC.
E temos a Maria Claudia e seus grupos na Internet, a darem suporte a mais este esforço do memorialista do Grande ABC.
São elementos a alicerçar o projeto que se inicia guiado pelos memorialistas do Grande ABC. Repetimos: trabalho coletivo de pesquisa.
PRÓXIMOS ENCONTROS
Mauá se propõe a realizar o terceiro encontro dos memorialistas do Grande ABC voltado ao tema – vamos lá, querida Cecília.
Já em outubro será a oportunidade de as várias cidades estarem novamente em São Caetano para acompanhar – e participar - da programação anual do GAMA voltada à história da autonomia local.
NOTA – O plebiscito de São Caetano, um dos primeiros entre as municipalidades brasileiras, deu-se em 24 de outubro de 1948, daí porque outubro é tão importante em sua história.
Crédito das fotos 1, 2, 3 e 4 - Antonio Reginaldo Canhoni/Fundação Pró-Memória
PRESENTES. Sexta-feira, 28 de junho de 2024. Auditório da Academia de Letras da Grande São Paulo, em São Caetano. Memorialistas reunidos: recepcionando a todos nós, o GAMA, com Wagner Antônio Natale (presidente), Paula Fiorotti (jornalista) e João Tarcísio Mariani (secretário)
DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 7 de julho de 1994 – Edição 8745
MANCHETE – Cesta básica cai 1,35% em dois dias: 32 produtos pesquisados na semana que antecedeu a chegada do real.
GRANDE ABC – Abertura do 3º Congresso de História do Grande ABC, em São Caetano, abordou o descaso com o patrimônio histórico da região.
COPA-94 – Os brasileiros dão adeus a São Francisco, deixando em seu rastro uma legião de torcedores americanos.
Reportagem: Paulo Carneiro, enviado especial do Diário.
EM 7 DE JULHO DE...
1904 – Realizado o quarto concurso de pombos-correios, com corrida entre o Alto da Serra (Paranapiacaba) e a Capital. Participaram 26 pombos.
O vencedor foi o pombo Ghif, propriedade do professor Miguel Carneiro. Em segundo lugar chegou o pombo Velos, de Antonio José de Castro
O vencedor cumpriu a prova de 45 quilômetros em 46 minutos, apesar do vento contrário que soprou durante a travessia.
Negociantes e lavradores de Cubatão reivindicavam, em abaixo-assinado, a criação e instalação de uma agência de correios no lugar. Cubatão fazia parte do Município de Santos.
HOJE
Dia Mundial do Chocolate
Dia do Voluntário Social
Dia Estadual do Funk em São Paulo.
MUNICÍPIOS BRASILEIROS
Aniversariam em 7 de julho: Beneditinos (PI), Candelária e Pelotas (RS), Conceição do Coité (BA), Corupá (SC) e Nossa Senhora do Socorro (SE).
São Vilibaldo
7 de julho
Príncipe saxão. Bispo de Eichstadt, na Baviera. Acompanhou Bonifácio na evangelização da Germânia. Faleceu em 790.
Ilustração – Franciscanos (divulgação)
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.