Internacional Titulo
Cheias de rios fazem população evacuar cidade russa
Das Agências
20/05/2001 | 15:44
Compartilhar notícia


Uma parte dos 200 mil habitantes de Yakutsk, capital da república russa de Yakutia, ameaçados pelas cheias dos rios siberianos, sairam de suas casas, pois o nível do rio Lena se aproximava neste domingo dos 50 cm do nível de alerta.

Militares e estudantes colaboraram para reforçar os diques de três metros de altura construídos ao longo da ribeira do rio, em uma extensão de sete quilômetros. Os meteorologistas prevêem a possibilidade da cidade ser inundada.

Aviões militares bombardearam na noite deste sábado o gelo para fazer soltar os blocos de água congelada do rio Lena, e provocar cheias a uns 50 km da cidade.

Alguns habitantes se abasteciam de reservas de alimentos, enquanto outros começavam a ser evacuados. Algumas pessoas recusavam-se a deixar suas casas e foram tiradas a força.

Entre Lensk e Yakutsk, a ciudad Olekminsk, com 10 mil habitantes, foi parcialmente inundada neste domingo e, segundo os serviços de socorro, foram evacuadas 3.500 pessoas.

Em toda a Sibéria foram evacuadas, na última semana, milhares de pessoas por causa das cheias causadas pelo derretimento do gelo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;