Cultura & Lazer Titulo
Umesp oferece curso superior em Gastronomia
Do Diário do Grande ABC
10/10/2004 | 14:10
Compartilhar notícia


O curso superior de Tecnologia em Gastronomia da Umesp (Universidade Metodista de São Paulo), em São Bernardo, formará profissionais para o mercado. Ou seja, será quase totalmente prático, com duração de dois anos. “Quando surgiu o curso de Turismo, não havia hotéis na região. Hoje, são vários. E também abriram muitos restaurantes. O curso pretende formar o profissional capaz de gerenciar um restaurante ou a cozinha de um hotel, ou ainda se tornar consultor ou docente”, diz José Roberto Yasoshima, professor de Antropologia e Introdução à Gastronomia do curso de Turismo, e que deve ser um dos coordenadores.

Segundo Yasoshima, o público interessado em gastronomia é variado. “Desde aquele que comprou um jogo de facas, mas não gosta nem de lavar panelas nem descascar cebola, até profissionais da área e interessados por hobby. É uma atividade que está explodindo, mas tem muita gente que não tem noção de engenharia de cardápio, de elaboração de menu”, afirma.

Os requisitos para o curso são gostar de culinária e ter diploma de ensino médio. Quem atua em empreendimentos na área de alimentos e bebidas, mas não possui formação profissional, também poderá fazer o curso. O objetivo é formar profissionais qualificados, atualizar e melhorar a gestão na área de gastronomia e incentivar projetos de pesquisa no setor de alimentos e bebidas. O estágio obrigatório será realizado em cozinhas industriais, confeitarias, padarias, lanchonetes, restaurantes, complexos de lazer com serviço de alimentação, bufês, hotéis, navios, companhias aéreas, entre outros.

O curso Tecnologia em Gastronomia deverá ser implantado nos campi Planalto e Rudge Ramos, integrado com os cursos de Nutrição e Turismo. O vestibular acontece dia 4 de dezembro e as aulas começam em fevereiro. O valor do curso ainda não foi definido. As inscrições podem ser feitas até 25 de novembro, pela internet (www.metodista.br), ou pessoalmente até dia 27 de novembro, em um dos três campi da instituição – Rudge Ramos, Vergueiro e Planalto.

Outros cursos – Na região, o Centro de Gastronomia Ruggieri (tel.: 9805-5600), em São Caetano, oferece cursos básicos e avançados sobre vinhos e uvas, além de coquetelaria e cervejaria, e o Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC) oferece em áreas específicas como pizzaiolo, saladas, gestão de restaurante etc. (tel.: 4994-2866).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;