Um acordo entre a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos e o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC sepultou a idéia dos Orcas (Operadores Regionais de Transportes Autônomos) trabalharem em linhas intermunicipais da região. Os prefeitos receberam ontem a informação de que a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) não colocará esse item na licitação, prevista para ocorrer no ano que vem, para reestruturar o transporte intermunicipal do Grande ABC.
Ao invés de perueiros operando as linhas de ônibus, a proposta do governo do Estado é que peruas adaptadas transportem apenas idosos e deficientes. Como esses passageiros não pagam passagem, tanto a EMTU quanto os prefeitos acreditam que não haverá a invasão – tida como certa – de perueiros clandestinos operando o transporte regular.
A campanha contra os Orcas é uma briga que dura mais de um ano. A reestruturação que a EMTU promoveu no transporte da Região Metropolitana dividiu a Grande São Paulo em cinco áreas de atuação. Cada área foi cedida por meio de licitação pública para uma única empresa. Essa empresa pôde utilizar peruas como complemento ao transporte intermunicipal.
A exceção foi o Grande ABC (a área 5). A licitação para essa área foi suspensa no começo do ano. Os prefeitos haviam obtido na Justiça uma liminar suspendendo a concorrência pública que permitia o transporte com perueiros. A liminar caiu em novembro.
“Poderíamos ter seguido com a licitação depois que a liminar caiu. Mas tivemos a humildade de sentar e entender a queixa dos prefeitos”, diz o presidente da EMTU, José Ignácio Sequeira de Almeida.
Por isso, a empresa decidiu por não permitir Orcas cobrando passagem, mas manteve esse sistema para usuários gratuitos. Ainda não há data para a publicação do edital de licitação para a área 5.
A reestruturação do transporte metropolitano terá uma nova etapa, ainda sem data definida. O presidente da EMTU disse que o objetivo final do governo estadual é criar corredores de ônibus para todo o sistema intermunicipal. Ônibus municipais e intermunicipais seriam interligados a esses corredores, que teriam alta capacidade de transporte.
“Pagamento da passagem no terminal, pista dupla no corredor. Tudo para diminuir o tempo de viagem”, planeja o presidente da EMTU. A concessionária vencedora da licitação vai operar também esses corredores.Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.