Setecidades Titulo Em todo Estado
Campanha de vacinação contra paralisia infantil começa nesta segunda

Objetivo da ação é proteger as crianças menores de 5 anos

Da Redação
26/05/2024 | 08:00
Compartilhar notícia
Banco de Dados


O governo de São Paulo promove a partir de amanhã a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil). A ação, que será realizada até 14 de junho, visa ampliar a cobertura vacinal, por isso, é primordial a participação de todas as crianças menores de 5 anos de idade. Para a imunização, os pais devem levá-las a uma UBS (Unidade Básica de Saúde) com a caderneta de vacinação.

A poliomielite, doença infectocontagiosa aguda, é caracterizada pela contaminação pelo poliovírus, que pode causar paralisia muscular dos membros inferiores e, em casos graves, pode evoluir para óbito. 

“A poliomielite acaba trazendo complicações ao longo da vida, que chamamos de síndrome pós-pólio. Mas, graças à vacinação, nós não temos contato com pessoas que foram afetadas. No entanto, ainda há a circulação do vírus no mundo. Por isso, a estratégia de vacinação existe. Além de proteger nossas crianças, contribui com a erradicação da poliomielite”, afirma Ligia Nerger, diretora de Imunização da SES (Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo).

A expectativa é imunizar 95% das crianças menores de 5 anos de idade. Em 2022, a cobertura vacinal em todo o estado foi de 77,13%. Em 2023, ficou em 85,65%. Atualmente, o País está em processo de transição para a substituição das duas doses de reforço da vacina oral poliomielite para um reforço com vacina inativada poliomielite. A previsão é de que a medida seja adotada no segundo semestre deste ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;