Economia Titulo Oportunidades
3º Feirão do Emprego de Mauá estima receber 3.000 pessoas hoje

Evento acontece desde às 8h30 da manhã, nesta sexta-feira (24), no Ginásio Poliesportivo Celso Daniel

Gabriel Gadelha
24/05/2024 | 13:21
Compartilhar notícia
FOTO: André Henriques/DGABC


A Prefeitura de Mauá  promove hoje (24), a 3ª edição do Feirão do Emprego e Empreendedorismo. O evento, que iniciou às 8h30, está sendo realizado no Ginásio Poliesportivo Celso Daniel, na Vila Noêmia. Organizado pela Secretaria de Trabalho, Renda e Empreendedorismo, o feirão visa aproximar trabalhadores em busca de novas oportunidades e empresas que estão contratando. São estimadas 3.000 pessoas durante o dia.

 Estão sendo oferecidas  2.746 vagas por 50 empresas da região do Grande ABC e da capital. Instituições de ensino como Senac, Senai e Fatec estão presentes, apresentando seus cursos de qualificação profissional, enquanto o Sebrae oferece apoio ao empreendedorismo. A Secretaria Municipal de Educação também está participando, com inscrições para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, destacou a importância do feirão para a economia local. "Desde o início do nosso governo, estamos focados em gerar emprego e renda. Esses feirões têm ajudado a intermediar a mão de obra que a empresa precisa com o trabalhador que necessita do emprego”, explica. O chefe do executivo também conta que são oferecidos serviços de qualificação profissional e o cartão do desempregado, que permite o uso gratuito do transporte público por dois meses para quem está em busca de emprego.

Nos anos de 2022 e 2023, mais de 3.600 pessoas foram encaminhadas para processos seletivos ou contratadas diretamente durante as edições anteriores do evento. Entre as oportunidades disponíveis, estão vagas para Jardineiro, Jovem Aprendiz, Auxiliar de Produção, Auxiliar de Expedição, Atendente de Restaurante (inclusive Part-Time e PCD), Comprador, Auxiliar de Compras, Meio Oficial Eletricista, Faturista, Ajudante de Montagem, Motorista com habilitação D, E e Mopp, Ferramenteiro, Porteiro, Controlador de Acesso e Torneiro Mecânico.

O feirão atrai moradores não somente do Grande ABC, é o caso de Vitor Fernandes, 21, de São Mateus, que compareceu ao evento, como tantos outros, em busca de uma oportunidade de trabalho. "Eu gostaria de trabalhar com design gráfico, mas estou aberto a novas oportunidades para ganhar experiência. É difícil encontrar emprego hoje em dia, mas estou esperançoso de encontrar algo aqui", afirmou.

Aparecido de Moraes, 60, de Mauá, procura por vagas que não exijam tanto esforço físico devido a problemas nas costas. "Estou buscando algo na área de limpeza ou repositor. Acredito que vou sair daqui com um emprego hoje, pois vi que há vagas que se encaixam no meu perfil", disse ele, destacando a dificuldade que enfrenta devido à idade. "Muitas empresas acham que pessoas de 60 anos não têm mais condições de trabalhar, mas ainda temos muito a oferecer."

VACINAÇÃO 

Além das vagas de emprego e de cursos, quem participar do evento poderá se vacinar contra a Influenza. O imunizante pode ser aplicado em todas as pessoas a partir dos 12 anos. A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza, ainda, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C. A entrega do resultado é feita de forma privada, garantindo a confidencialidade

Marcelo Oliveira ressaltou a relevância de oferecer vacinação durante o evento, especialmente em um momento de alta demanda nos serviços de saúde devido a surtos de dengue e outras doenças respiratórias. "A vacina da Influenza, e outros testes rápidos aqui ajudam a prevenir doenças e garantir a saúde da população, que é nossa prioridade", concluiu o prefeito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;