Economia Titulo Tendência global
Bolsas da Europa caem em meio a preocupação com juros dos EUA
24/05/2024 | 06:37
Compartilhar notícia
FOTO: Arquivo/Agência Brasil


Por Sergio Caldas

São Paulo, 24/05/2024 - As bolsas europeias operam em baixa na manhã desta sexta-feira, acompanhando uma tendência global em meio a preocupações com a trajetória dos juros nos EUA.

Por volta das 6h20 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 tinha queda de 0,45%, a 519,23 pontos.

Ontem, dados fortes de atividade econômica dos EUA abafaram expectativas de cortes dos juros americanos este ano e derrubaram as bolsas de Nova York, em especial o índice Dow Jones. Influenciados por Wall Street, os mercados asiáticos fecharam em baixa generalizada hoje.

Embora o Banco Central Europeu (BCE) siga inclinado a anunciar um corte inicial de juros em junho, há incertezas em relação ao caminho que o Banco da Inglaterra (BoE) trilhará, após recentes dados da inflação britânica surpreenderem para cima.

No âmbito macroeconômico, o Destatis confirmou mais cedo que o Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha cresceu 0,2% no primeiro trimestre ante os três meses anteriores, enquanto o ONS relatou uma queda bem maior do que se previa nas vendas do varejo do Reino Unido em abril, de 2,3%.

Nas próximas horas, as atenções vão se voltar para dados econômicos dos EUA, incluindo pesquisa sobre confiança do consumidor e expectativas de inflação.

Às 6h35 (de Brasília), a Bolsa de Londres caía 0,44%, a de Paris recuava 0,21% e a de Frankfurt cedia 0,37%. Já as de Milão, Madri e Lisboa tinham perdas de 0,22%, 0,72% e 0,21%, respectivamente.

Contato: sergio.caldas@estadao.com




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;