Internacional Titulo
Principais pontos da nova estratégia dos EUA para o Iraque
Da AFP
10/01/2007 | 20:55
Compartilhar notícia


Seguem abaixo os principais pontos da nova estratégia de Bush para o Iraque, de acordo com a Casa Branca.

- Aumento de tropas

O plano contempla o envio gradual de 21.500 soldados americanos ao Iraque. Destes, 17.500 irão para Bagdá e 4.000 infantes da Marinha vão se dirigir para a complicada província de Al-Anbar. Três brigadas adicionais de soldados iraquianos serão enviadas para Bagdá, e o comando militar na capital será revisto.

- Proteger a população iraquiana

O dispositivo de segurança será enfocado para ajudar as forças iraquianas a proteger a população civil, o que representa um giro em relação à prioridade inicial de lhes transferir a responsabilidade da segurança. O plano prevê a transferência do controle do país às forças de segurança iraquianas em novembro próximo, mas sem especificar as conseqüências, caso a meta não se cumpra.

- Parâmetros para o governo iraquiano

A Casa Branca garante que o novo plano "responsabilizará os iraquianos pelo êxito". Espera-se que o primeiro-ministro, Nuri al-Maliki, inclua a minoria sunita na vida política, em parte por meio de uma nova lei que codifica a distribuição eqüitativa da receita com o petróleo que será aprovada no próximo mês. Alguns ex-membros do Partido Baath do executado ex-ditador Saddam Hussein serão reabilitados.

- Ajuda econômica

O plano dispõe de um programa americano de 1 bilhão de dólares para a criação de trabalho em Bagdá e Al-Anbar, e a duplicação das equipes de reconstrução provinciais, que enviam oficiais militares em pequenos grupos para supervisionar o trabalho. O Iraque investirá 10 bilhões de dólares na reconstrução.

- Irã e Síria

Uma nova ofensiva das tropas americanas contra elementos iranianos e sírios, acusados pelos EUA de desestabilizar o Iraque. Não há sinais de que o governo de Bush tenha superado sua recusa a dialogar com estes dois países inimigos sobre o destino do Iraque.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;