Setecidades Titulo Memória
5 de novembro de 1998. Noite de gala em Santo André. Arnaldo Cohen inaugura um piano. Um Steinway & Sons alemão. O Rolls Royce dos pianos...

“Acho que viajei e levantei vôo”, declarou o pianista depois de executar peças de Franz Liszt, Bach, Beethoven e Edvard Grieg, as duas últimas junto com a Orquestra Sinfônica de Santo André, regida por Flavio Florence no teatro que hoje leva o nome do maestro

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
22/05/2024 | 08:00
Compartilhar notícia


A campanha “Um Piano para o Grande ABC” foi rápida, precisa, arrebatadora. Começou em março de 1998. Simbolicamente, a primeira tecla foi adquirida pelo próprio pianista Cohen, que viajou à Alemanha e testou o piano em 6 de julho daquele ano.

O Steinway & Sons, modelo Grand Concert D, desembarcou em 3 de agosto no Aeroporto Internacional de Guarulhos, dali seguindo no mesmo dia para São Caetano, onde foi fotografado pelo professor Oscar Garbelotto – o Centro de Memória da USCS, sucessora do IMES, guarda uma coleção com 20 fotos da chegada do piano.

Na identificação de uma das imagens, latinhas nas mãos dos presentes, Dr. Garbelotto escreve: “À falta de champagne, cerveja”.

ESTREIA ADIADA

A audição programada para 8 de agosto, no IMES, em comemoração aos 30 anos da instituição, não aconteceu. Ficou mesmo para 5 de novembro de 1998. E naquela semana o piano nascido de uma campanha popular foi o grande assunto no Diário do Grande ABC – o jornal foi o responsável para que a campanha decolasse rapidamente.

Disse Arnaldo Cohen ao jornalista Ricardo Ditchun, do Diário, no domingo anterior à inauguração: “Não existe nada melhor em sua categoria. Uma peça absolutamente artesanal, e bastante superior aos pianos fabricados pela mesma empresa na cidade de Nova York”.

Após a apresentação, Cohen afirmou à jornalista Vivian Whiteman, também do Diário, que aquela noite no Teatro Municipal de Santo André foi das mais significativas em sua carreira: “Posso dizer que me senti muito bem, fazendo o melhor. Espero que todos tenham me acompanhado”.

5 DE NOVEMBRO

A data passa a ser incorporada à relação de efemérides de “Memória”. Para que nunca nos esqueçamos do exemplo deixado pela região: “Um Piano para o Grande ABC”. Morisa, gratidão!

NO AR

A redescoberta do piano famoso virou programa de TV. Assistam a entrevista completa do professor e maestro Abel Rocha, com a participação de Morisa Garbelotto e de Vitória Santos no site do Diário (www.dgabc.com.br), no Youtube e em outras plataformas.

Crédito da foto 1 – Sérgio Lorenzoni/Banco de Dados

    

Crédito das fotos 2, 3 e 4 – J. B. Ferreira/Banco de Dados

COHEN. O pianista num dos testes do piano e na apresentação de 5 de novembro de 1998: um momento muito especial de minha vida e de minha carreira

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 22 de maio de 1994 – Edição 8706

MANCHETE – PTB exige vice para apoiar Covas (ao governo de São Paulo).

MOVIMENTO SINDICAL – Vicentinho assumia o comando da CUT (Central Única dos Trabalhadores).

EM 22 DE MAIO DE...

1904 – Eram inscritas como concorrentes à Primeira Escola do Alto da Serra (Paranapiacaba) as professoras complementares Alice Novaes Armando e Mariana Alves.

Em diversos pontos do Estado de São Paulo observaram-se chuvas de pedra, causando sérios prejuízos materiais. A pedra menor em Itapira tinha o tamanho de uma laranja.

1959 - Toyota do Brasil, com fábrica em São Bernardo, lançava o seu jipe.

NOTA – Hoje, saudades! Desalento! Desindustrialização!

1979 – Mauá implantava sistema de estacionamento regulamentado pelos cartões azuis.

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Bom Jesus dos Perdões, Fernandópolis, Igarapava, Neves Paulista, Pederneiras, Sales Oliveira, Santa Branca, Santa Rita d’Oeste e Santa Rita do Passa Quatro.

Pelo Brasil, entre outras cidades, Extrema e Santa Rita do Sapucaí (MG) e Itaboraí (RJ).

HOJE

Dia do Apicultor

Dia Internacional da Biodiversidade

Dia Nacional do Abraço.

Santa Rita de Cássia 

22 de maio

[Itália: 1381-1457]. É a padroeira das mulheres que sofrem com os maridos, e é também chamada "advogada das causas perdidas" e "santa dos impossíveis".

Ilustração: Canção Nova




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;