Setecidades Titulo Memória
Grande ABC. A região se uniu. Mostrou força cultural. Foi à Alemanha... ...e trouxe um lindo piano.

Menos de um quarto de século se passou e este verdadeiro ato de fé à música vai se diluindo na poeira do tempo

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
21/05/2024 | 12:15
Compartilhar notícia


Daí porque “Memória” se sente na obrigação de citar nomes que escreveram uma das mais lindas páginas da Cultura do Grande ABC: a compra pela sociedade local deste lindo modelo Steinway & Sons em Hamburgo.

Vejam o anúncio publicado pelo Diário do Grande ABC em 5 de abril de 1998, guardado pelo saudoso professor Oscar Garbelloto e recuperado por sua filha, Morisa Garbelotto.

No anúncio, os primeiros que acreditaram no projeto bancado pelo Diário e que consistia na compra de teclas em forma de cotas. Nos asteriscos, empresas que compraram mais de uma cota. OAB presente. IMES (hoje USCS) presente. Acisa e Acisbec presentes. Professores e intelectuais presentes. Quem mais? Ajudem-nos a completar a lista.

A ESTREIA – No domingo, “Memória” mostrou a chegada do piano. A estreia estava programada para 8 de agosto de 1998, no auditório do antigo IMES. Ficou para dezembro, como veremos amanhã.

NO AR

A redescoberta do piano famoso virou programa de TV. Assistam a entrevista completa do professor e maestro Abel Rocha, com a participação de Morisa Garbelotto e de Vitória Santos no site do Diário (www.dgabc.com.br), no Youtube e em outras plataformas.

Crédito da foto 1 – Acervo: Centro de Memória da USCS

CAMPANHA VITORIOSA. Anúncio publicado pelo Diário em 5 de abril de 1998: recorte guardado por Oscar Garbelotto e recuperado pela filha Morisa

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sábado, 21 de maio de 1994 – Edição 8705

MANCHETE – PTB lança contraofensiva na região.

José Eduardo Antonio Vieira, presidente nacional do PTB, ainda tentava conseguir apoio dos três prefeitos do partido a Mario Covas, candidato ao governo do Estado.

Os três prefeitos petebistas: Newton Brandão (Santo André), Walter Demarchi (São Bernardo) e Antonio Dall’Anese (São Caetano).

SANTO ANDRÉ – Prefeitura anunciava a construção de um ambulatório médico na Medicina ABC. Teria várias especialidades.

DIADEMA – Prefeitura anunciava a construção de um clube público, com conjunto aquático.

EM 21 DE MAIO DE...

1904 – Crise no destacamento policial do Alto da Serra (Paranapiacaba). Subdelegado censurou soldado e foi por ele desacatado. O chefe de polícia, em São Paulo, decidia substituir todo o destacamento.

Tiroteio em armazém na Estação do Pilar (Mauá). Mulher recebe tiro no antebraço e acusa dono do comércio ao primeiro delegado em São Paulo. Aberto inquérito.

1914 – Inaugurada a Ponte Pênsil, em São Vicente, obra iniciada em 1901.

1959 - Lei 1226 oferecia prêmio à mãe de Santo André de prole mais numerosa.

HOJE

Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento. Data proclamada pela ONU em 2002.

Dia da Língua Nacional.

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

No Estado de São Paulo hoje é o aniversário de Jumirim, Nantes e Paulistânia.

Pelo Brasil, aniversariam Tombos (Minas Gerais) e Torres (Rio Grande do Sul).

São Cristóvão Magalhães 

21 de maio

Mexicano, natural de Guadalajara, onde nasceu em 1860. Sacerdote. Fuzilado pelo governo anticlerical mexicano, em 1827, juntamente com vários companheiros. Na hora do martírio, confortou um companheiro: “Esteja tranquilo, meu filho: só mais um momento e depois o céu”.

Imagem: Vatican News (divulgação)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;