Publicidade Titulo Saúde
O que saber para melhorar sua alimentação (com ajuda da ciência e tecnologia)
Publieditorial
20/05/2024 | 17:30
Compartilhar notícia
Unsplash/Divulgação


 A conscientização da importância de se alimentar bem melhorou muito nas últimas décadas. As pessoas hoje têm mais informação do que comparado até com 20 anos atrás e é generalizada a noção de que é preciso ter equilíbrio em cada refeição, com diferentes nutrientes, consumo de vitaminas, controle de gorduras de má qualidade e sódio e muito mais.

Mas como ir além dessas informações e tomar ações verdadeiramente úteis e produtivas? Ainda bem que a ciência e a tecnologia estão presentes para nos ajudar, inclusive com processos que não estão na boca do povo.

Cuidado com os químicos

Não é novidade que comer alimentos frescos pode fazer muito bem, seja verduras, frutas, legumes e por aí vai. Porém, não é sempre que dá tempo para comer da melhor forma e preparar esses alimentos, que também podem ter um custo maior.

Mas sempre tome cuidado com as chamadas comidas industrializadas. Os seus processos químicos para produzir em grande escala e conservar os alimentos, além de deixa-los mais chamativos e apetitosos, podem ser exagerados.

Neste caso a ciência entra em cena com a titulação. Esse processo feito em laboratório permite medir a exata quantidade das mais diversas substâncias. Esse estudo é feito com um instrumento chamado titulador e ele é de suma importância tanto para as pessoas saberem o que está exatamente ali naquele alimento, mas também para as empresas de alimentação que precisam seguir regulações e normas estritas.

Uma boa regra para o leitor é evitar produtos que contem com conservantes, aditivos químicos em excesso e prefira conservantes naturais como vinagre, sal e açúcar. Alimentos orgânicos também podem ganhar sua preferência.

Saiba o que está no seu corpo

Uma boa alimentação tem um impacto enorme no seu corpo e na forma como você vive o dia a dia. Dá para explicar muito sobre uma pessoa sentir pouco ou muito sono, ter pouca ou muita energia, dores, inflamações, inchaços, só com o que ela consome de forma recorrente.

A ciência pode entrar em campo neste caso com um simples exame de sangue. A medição dos mais diversos nutrientes em seu corpo, especialmente o potássio, cálcio e a concentração de vitaminas pode trazer muitas informações sobre porque você se sente da forma como se sente e como melhorar.

Um bom exemplo é a falta de vitamina C no corpo. Ela pode causar anemia, perda de peso, dificuldade para ter definição muscular, cansaço excessivo e até doenças em estágios mais avançados. É possível que até as atividades cerebrais sejam impactadas com essa deficiência.

E a solução é simples: além da possibilidade de tomar um complexo vitamínico, o consumo de frutas como laranja, abacaxi e morango, além de reforçar os legumes e verduras nas refeições pode equilibrar os níveis de Vitamina C em seu corpo e evitar todos esses problemas.

E na hora do exercício?

A boa alimentação é uma grande parte da equação para uma vida mais saudável, sem dúvidas. Mas o exercício precisa acompanhar essa rotina, já que ele é o responsável pelo gasto de calorias e também para a definição do corpo e melhor atividade de músculos, ossos e até o cérebro.

Esse exercício não precisa ser pesado e sim o suficiente para auxiliar o seu dia a dia, fazer o corpo se movimentar e liberar hormônios que ajudam até no bem-estar. Como medir isso? Com ajuda da tecnologia, claro.

Aplicativos como o Strava monitoram andadas, corridas, pedaladas e outras atividades, permitindo ter uma noção dos trajetos feitos, quantidade de tempo e distância percorrida e até dados mais avançados. Há aplicativos próprios de celulares iOS que também monitoram gasto de calorias, batimento cardíaco e até a qualidade do sono, fundamental para reparar o corpo após o exercício ou um dia extenuante de trabalho e/ou estudos.

Portanto, confie na ciência, nos processos laboratoriais como a titulação e a análise de exames, e na tecnologia para alcançar maior bem-estar e ter uma vida mais saudável, evitando dores crônicas, problemas sérios de saúde em decorrência do excesso de peso ou sedentarismo e melhore sua alimentação tendo exata noção do que é colocado no seu corpo. O conhecimento está aí para nos ajudar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;