Política Titulo Renúncia
PSDB de Ribeirão decide
apoiar Dedé na eleição

Tucanos entram na briga pela vice, que já seria de Rosi de
Marco; decisão saiu nesta quinta , após maioria dos votos

Por Cynthia Tavares
Do Diário do Grande ABC
15/06/2012 | 07:07
Compartilhar notícia


O PSDB de Ribeirão Pires vai apoiar o pré-candidato Edinaldo de Menezes, o Dedé (PPS). A decisão saiu ontem, após a maioria dos integrantes do diretório votar a favor da composição. O peemedebista Saulo Benevides (PMDB) também estava no páreo pela adesão. Com a aliança anunciada, os tucanos entram na briga pela vice do popular-socialista. Porém, o posto já teria sido definido para a ex-secretária de Educação e Inclusão Social Rosi de Marco (PV).

Ela seria anunciada na quarta-feira, durante a reunião com os presidentes dos partidos aliados, mas a oficialização foi adiada não atrapalhar nas negociações para atrair os tucanos. A verde será sacramentada como dona da vaga na semana que vem, após conversas com o tucanato. A escolha foi feita pela boa avaliação dos serviços prestados pela Pasta no decorrer da gestão e por Rosi estar no governo desde o primeiro mandato do prefeito Clóvis Volpi (PV).

A decisão no ninho tucano saiu depois de uma disputa acirrada na executiva municipal e no grupo de pré-candidatos a vereador. A primeira reunião ocorreu entre o cinco dirigentes da sigla e deu empate: dois eram favoráveis a compor com o governo, dois apoiavam a ideia de ficar com o PMDB. Cezar de Carvalho, que até então era o nome tucano para disputa pela Prefeitura, se absteve da decisão.

Na quarta-feira foi a vez de os pré-candidatos manifestarem suas posições e deixar a situação ainda mais indefinida. Entre os 12 presentes, o placar voltou a ficar empatado. Com as indefinições, o diretório foi convocado para chegar ao veredicto.

O PSDB municipal não divulgou os números da votação.Somente que Dedé venceu na preferência do diretório – formado por 39 pessoas. Cezar não votou. Ele só iria intervir caso um novo empate ocorresse. Nos bastidores, comenta-se que, caso a escolha ficasse para o tucano, o popular-socialista também seria o beneficiado.

Cezar destacou o bom relacionamento entre PSDB e PPS nas escalas nacional e estadual. “Eles são parceiros. Isso pesou, pois eles são oposição em Brasília junto com a gente e também estão no governo de Geraldo Alckmin (PSDB) participando inclusive com secretaria (Davi Zaia, presidente estadual do PPS é secretário de Emprego e Relações do Trabalho)”, considerou.

No caso de Ribeirão, a parceria vai além das afinidades partidárias. Cezar é amigo de Gemecê de Menezes, presidente do PPS e pai de Dedé. Os dois têm relação amical há décadas. O bom relacionamento entre eles, segundo fontes ouvidas pelo Diário, foi outro fator levado em conta pelos tucanos no momento da escolha.

Dedé comemorou a conquista de mais um aliado – atualmente sua base conta com nove siglas. “É um partido muito importante, pois a eleição será muito acirrada. O peso será de grande importância para nossa pré-candidatura. Nos fortalece”, avaliou o pré-candidato.

O presidente do PSDB na cidade, Marcos Tibério Manoel, ressaltou a disposição em colaborar no plano de governo. “Viemos para o Dedé para tentar ajudá-lo”, ressaltou o comandante tucano.

CONVERSA - Ontem pela manhã, o prefeito Clóvis Volpi (PV) chamou Cezar para uma conversa no seu gabinete. No encontro foram oferecidas duas secretarias ao PSDB em troca do apoio ao pré-candidato do governo. “O Clóvis gostaria que ficássemos no governo desde já, mas mostramos razões que não podemos aderir neste momento”, ponderou o tucano.

Aliança PSDB-PPS atrapalha projeto petista, diz tucano

Cezar de Carvalho (PSDB) disse que abdicou de sua pré-candidatura ao Paço de Ribeirão para não colaborar com uma possível vitória do PT na cidade. Segundo estudos encomendados pelo partido, o tucano rouba votos de Edinaldo de Menezes, o Dedé (PPS), e de Saulo Benevides (PMDB), pré-candidatos ao Executivo e adversários dos petistas.

“Se tomasse a atitude de manter minha pré-candidatura, o PT teria mais chances de ganhar”, garantiu o tucano. Ontem o PSDB anunciou apoio ao popular-socialista.

Cezar avaliou que os eleitorados são parecidos, por isso o projeto majoritário do PSDB poderia ajudar à pré-candidata petista Maria Inês Soares. “O reduto se confunde muito entre nós três. Uma quarta candidatura dividiria ainda mais os votos”, avaliou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;