Santo André celebra o 8 de abril de 1553, mas atual município começa a ser formado em 16 de fevereiro de 1867
Do quinhentismo ao século 20, o Grande ABC histórico-geográfico dos dias atuais assiste ao surgimento de duas Santo André: a do século 16, chamada Santo André da Borda do Campo, e a atual, que ressuscita a denominação ‘Santo André’ com a criação do quarto distrito de paz da região, em 1910.
A Santo André da Borda do Campo teve vida efêmera, mas fundamental na própria história brasileira. Oficializada em 8 de abril de 1553, desapareceu fisicamente sete anos depois, em 1560, sem, contudo, deixar de ser estudada pelos séculos seguintes, até o presente.
A quinhentista Santo André foi a primeira cidade.
A FERROVIA
A segunda Santo André começa a ser formada com o nome de Estação São Bernardo, inaugurada em 1867, quando da passagem da estrada de ferro São Paulo Railway, apelidada ‘Inglesa’, futura Santos-Jundiaí, hoje Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de trens Metropolitanos). Quando a ferrovia foi construída, com capital inglês – daí o apelido ‘Inglesa’ – a expressão Santo André não aparecia nos mapas locais.
O Grande ABC era, então, a Freguesia de São Bernardo, pertencente à capital São Paulo. Prevalecia o nome ‘São Bernardo’, que no grande mapa idealizado pelo geografo Teodoro Sampaio no início do século XX, aparece três vezes, como nome da Freguesia de São Bernardo – hoje seria distrito –, como nome da Vila de São Bernardo (sede da freguesia, hoje Centro de São Bernardo ‘do Campo’) e Estação São Bernardo (hoje denominada Estação Celso Daniel).
RESSURGIMENTO
Coube aos Flaquer, uma das famílias mais influentes de então, do poderoso senador estadual José Luiz Flaquer, e do seu irmão, o intendente (prefeito) Alfredo Luiz Flaquer, trazer de volta o nome ‘Santo André’, inspirado na vila extinta do alcaide-mor (prefeito) João Ramalho.
Oficialmente, o nome Santo André ressurge com a criação de um novo distrito de paz no agora Município de São Bernardo, em 1910 – os distritos anteriores foram os de São Bernardo (1812), Ribeirão Pires (1896) e Paranapiacaba (1907).
OS SANTOS ABC
O nome Santo André original do quinhentismo nasce do batismo pelos jesuítas e colonizadores portugueses, fundadores da Vila de Santo André da Borda do Campo. Era costume a escolha de nomes de santos para as novas localidades descobertas ou fundadas.
Já no século 18 são os beneditinos que trazem para a região os nomes dos santos Bernardo e São Caetano, padroeiros dos municípios de São Bernardo ‘do Campo’ e São Caetano ‘do Sul’.
O NOVO
SANTO ANDRÉ
O Distrito de Santo André de 1910, instalado em 1911, ao longo da primeira metade do século 20, cresceu mais que a sede do município, a Vila de São Bernardo.
População e economia do distrito andreense eram maiores, graças às indústrias que se instalaram junto à estação e no vale do rio Tamanduateí.
Este crescimento de Santo André foi o principal argumento utilizado no período do Estado Novo para que, em 1938, duas decisões geopolíticas fossem tomadas:
1. A modificação do nome de município de São Bernardo para município de Santo André;
2. A transferência da sede do município da Vila de São Bernardo para o antigo bairro da estação, agora distrito de Santo André, sede do município de Santo André.
Tais mudanças mexeriam com os brios da gente de São Bernardo. Assim, com São Bernardo, na década de 1940, começaria, logo após o fim do Estado Novo, uma série de movimentos que dividiriam a região. Houve primeiro a formação do ABC. Depois com a consolidação do Grande ABC, subdividido nos atuais sete municípios autônomos.
EM RESUMO
O OFICIAL – Santo André comemora seu aniversário reportando-se ao 8 de abril de 1553, data da oficialização de uma outra Santo André, a da Borda do Campo (1550-1560).
O CERTO – O atual município começa a ser formado com a inauguração da estrada de ferro, em 16 de fevereiro de 1867. Era a Estação São Bernardo. Esta se restringia aos arredores do ponto em que se localizou a parada dos trens da estrada de ferro São Paulo Railway.
O nome Santo André surge em 1910, com a criação do Distrito de Santo André. Em 1938 passa a ser sede de toda a região, que por seis anos se chamará Município de Santo André, em substituição ao antigo Município de São Bernardo.
O 8 DE ABRIL
Com a proximidade do ano de 1953, Santo André e São Bernardo disputaram a primazia de eleger o 8 de abril como a data simbólica comemorativa ao seu aniversário. As duas cidades inspiravam-se no 8 de abril de 1553, data da oficialização da Vila de Santo André da Borda do Campo.
São Bernardo abriu mão da data em favor de Santo André. E o prefeito de então, Lauro Gomes, solicitou à sua assessoria que escolhesse outra data. A pesquisa no calendário litúrgico indicou o 20 de agosto, data consagrada ao padroeiro Bernardo de Claraval (doutor da Igreja, francês: 1090-1153).
Observa-se, portanto, que ambas as datas escolhidas são artificiais, guiadas pelos interesses políticos da época, sem maiores bases científicas.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.