Internacional Titulo
Californianos vão às urnas para decidir destino do atual governador
Da AFP
24/07/2003 | 17:03
Compartilhar notícia


Quinze milhões de eleitores californianos serão convocados às urnas no dia 7 de outubro para decidir o destino do governador democrata Gray Davis, que poderá enfrentar o ator Arnold Schwarzenegger, em seguida a uma campanha republicana com o objetivo de destitui-lo.

A data da nova eleição foi anunciada esta quinta-feira após uma campanha para a coleta de assinaturas que questionou a eleição de Gray Davis para um segundo mandato de governador há nove meses.

Esta foi a primeira vez que tal procedimento foi introduzido no sistema eleitoral californiano.

Cerca de 15 estados americanos autorizaram procedimentos parecidos, mas o mesmo só foi utilizado uma vez, em 1921, contra o governador de Dakota do Norte.

Gray Davis, que é acusado por um grupo de republicanos conservadores de ter levado a Califórnia à falência, prometeu "lutar como um tigre de Bengala" para ser reeleito.

A popularidade do governador, reeleito sem dificuldades para um segundo mandato de quatro anos em novembro passado, está atualmente em seu menor nível por causa, principalmente, do déficit vertiginoso do estado (US$ 38 bilhões), que ameaça realizar cortes na maior parte dos serviços que oferece.

Mais de 1,6 milhão de californianos assinaram a petição republicana para a realização de uma nova eleição de governador; 1,3 milhão de assinaturas foram convalidadas, 400 mil a mais do que o necessário.

No momento, o 'superstar' hollywoodiano Arnold Schwarzenegger, tentado pela política, analisa os prós e os contras de sua candidatura, segundo seu agente, George Gorton.

Se decidir entrar na batalha, ‘Arnie’ será o segundo ator de Hollywood a brigar pelo cargo de governador da Califórnia, depois de Ronald Reagan, que se serviu deste trampolim para partir para a conquista da Casa Branca.

Porém, o ex-Mister Universo, nascido em 1947 em Graz (Áustria), terá, sem dúvida, adversários republicanos, entre eles o pai da campanha contra Gray Davis, o parlamentar Darrell Issa, o ex-prefeito de Los Angeles Richard Riordan e o milionário Bill Simon, o adversário derrotado de Gray Davis em novembro.

Será preciso também que o ator convença sua esposa, Maria Shriver, membro democrata do "clã" dos Kennedy.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;