Memória Titulo
O loirinho do Diário que foi para a Amazônia

Em todas as suas entrevistas, o andreense Pedro Martinelli não se esquece de dizer que começou no jornalismo em 1968 no nascente Diário

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
16/11/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


Em todas as suas entrevistas, o andreense Pedro Martinelli não se esquece de dizer que começou no jornalismo em 1968 no nascente Diário, que é o sucessor do News Seller. Em 1969 ele tirou uma foto ao lado dos colegas de redação Hildebrando Pafundi e José Marqueiz. Em 1970 fez sua primeira viagem à Amazônia. Não parou mais.

Foi como um triângulo: os antepassados italianos chegando a Santo André, aqui criaram raízes. O matadouro da família, no bairro Bangu, originou a poderosa Swift, em Utinga; Pedro Martinelli ingressando no jornalismo e tornando-se um nome nacional; neste domingo retornando à sua cidade, para lançar o seu terceiro livro de fotografias - não por acaso na SuperBanca do irmão João, seu fã maior.

Um livro de reportagens e retrospectiva. Crítico. Forte. Imperdível. Orgulho de todos nós jornalistas do Grande ABC.

CARREIRA
Depois de trabalhar no Diário - ao lado de Marqueiz, Pafundi, Colovatti e outros jovens promissores do jornalismo -, Pedro Martinelli atuou na Última Hora, em O Globo, Veja e outras revistas da Editora Abril, até tornar-se um profissional independente.

Documenta como poucos a Amazônia, mas a obra fotográfica de Martinelli ganha destaque também no urbano mais paulistano de todos, com registros da Mooca, do Brás e da Avenida Paulista. Versátil, produziu, em 1998, uma exposição inesquecível: A Imagem do Som de Caetano Veloso, no Paço Imperial, Rio de Janeiro.

Bem fariam os setores culturais do Grande ABC se reunissem uma retrospectiva da obra de Martinelli, a começar pelos retratos familiares, que nem são de sua autoria: os Martinelli italianos, imigrantes, que ajudaram a construir Santo André.

GENTE X MATO - Autor: Pedro Martinelli. Colaboradores: Marcelo Macca (jornalista e roteirista) e Ciro Girard (designer). Editora: Jaraqui. Lançamento: hoje, domingo, 16, a partir das 10h. Local: SuperBanca. Endereço: Avenida Lino Jardim, 1.168, Jardim Bela Vista, Santo André. Contatos: 4994-0443 e www.superbanca.com.br

News Seller

Domingo, 16 de novembro de 1958

Social - Associação Comercial e Industrial de Santo André, por meio do seu presidente, Walter Serena, cria o Casmu (Conselho de Assistência Social Municipal), com vistas a enfrentar o problema da mendicância na cidade.

Artigo - Octaviano Gaiarsa escreve: Auxílios e contribuições.

Óbito - Faleceu em 10 de novembro o empresário Arduino Novella, sócio da Construtora Fusari & Novella.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 16 de novembro de 1978

Manchete - Eleições tranqüilas em todo o País. Apuração no Grande ABC começa hoje.

Editorial - O curso do regime depende das urnas

Primeiro Plano - Muito trabalho terão os garis para livrar as vias públicas de tantos papéis de propaganda eleitoral jogados fora ontem, principalmente junto aos locais de votação. Como impresso é caro, chega-se à conclusão de que só os ricos podem votar.

Livro - O trabalhador por conta própria sob o capital. Coleção Ensaio e Memória 14. Editora Símbolo. Autor: José Reginaldo Prandi.

EM 16 DE NOVEMBRO DE...
1853 - Assinado em Londres o contrato para construção de uma estrada de ferro para interligar o Rio de Janeiro a São Paulo e a Minas Gerais. Trata-se da atual Central do Brasil, que já se chamou Dom Pedro II.

1953 - Instalado o Samdu (Serviço de Assistência Médica, Domiciliar e de Urgência) em Santo André.

1968 - Inaugurada a nova sede da Associação São-Caetanense de Farmácias. Na presidência, João Monteiro Júnior.

HOJE
Dia Nacional de Combate ao Racismo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;