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Dia do Consumidor Se Aproxima: Expectativas positivas para o comércio

Dia 15 de março é a data em que se comemora o Dia Mundial do Consumidor.

Publieditorial/Bruna Bozano
29/02/2024 | 16:30
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Divulgação/ Freepik


Dia 15 de março é a data em que se comemora o Dia Mundial do Consumidor.

Este ano, a celebração ocorrerá em uma sexta-feira e deve movimentar milhões de reais em todo o país.

Para o comércio, a data é um respiro para suportar a falta de datas de consumo no começo do ano e a baixa nas vendas que ocorre após o Natal. E não é incomum que o Dia do Consumidor se torne a Semana do Consumidor (como acontece, em muitos casos, na Black Friday, que também costuma ser estendida), que deve acontecer entre os dias 14 e 20 de março. 

Para quem está em busca de uma oportunidade, é um momento propício para fazer os chamados “bicos”, oferecidos como vagas de emprego temporárias.

E, por fim, para quem quer obter vantagens em compras, a data é um prato cheio.

De baralhos, jogos e brinquedos a roupas de grife e os melhores perfumes masculinos e femininos do mundo todo, é possível encontrar promoções com descontos de até 70% em grande parte das lojas - incluindo grandes magazines e e-commerces, como o Magazine Luiza, o Mercado Livre, a Shopee e a Amazon.

Para facilitar compras com o ticket médio mais alto, também é comum que, em datas como essa, o comércio aumente as possibilidades de pagamento, ampliando o número de vezes em que uma compra pode ser parcelada na maquininha Pagseguro, na maquininha Ton e na Cielo (além de outras, que também permitem a flexibilidade para parcelamentos e a configuração das taxas de juros).

E as perspectivas?

Ano passado, o Dia do Consumidor movimentou 11,7 milhões de reais na internet, um crescimento de 19% sobre 2022, segundo levantamento realizado pela plataforma de e-commerce Nuvemshop. 

Se forem levados em conta os 3 dias que antecederam a data principal, esse número mais que triplica: foram R$ 37,4 milhões — quase 9 milhões a mais do que no mesmo período do ano anterior.

Segundo o Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IAV-IDV) , as expectativas para o primeiro trimestre de 2024 são que, este ano, o crescimento seja de 6% em relação ao ano anterior - sendo que março é o mês em que ocorrem as maiores altas, em especial nos segmentos de alimentos e bebidas (+ 6,1%), móveis e eletrodomésticos (+ 3,8%) e vestuário (+ 6%).

As perspectivas positivas devem aquecer o mercado, e ainda que a data não seja tão relevante quanto o Natal, o Dia das Mães e a Black Friday, deve garantir o primeiro fôlego do ano para os empreendedores.





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