Nacional Titulo Na Capital
Temporal causa alagamentos e interrompe serviço em linha de trem
18/02/2024 | 16:21
Compartilhar notícia
Rovena Rosa/Agência Brasil


Uma forte chuva que cai sobre a capital paulista na tarde deste domingo (18), fez o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura, acionar o estado de atenção para alagamentos. O alerta vale para todas as regiões diante da intensidade do temporal. O serviço de trem da Linha 8-Diamante foi interrompido durante a tarde por alagamento na via.

"O aquecimento em combinação com a brisa marítima, geram instabilidades que podem ter até forte intensidade. Já chove forte e com potencial para queda de granizo em Osasco, Barueri e Santana de Parnaíba, todos municípios ao Oeste da Capital", informou o órgão da Prefeitura às 14h40, horário em que o estado de atenção foi acionado.

O monitoramento aponta que, durante a tarde, o tempo deve seguir instável, e na ocasião da chuva, pode ocorrer rajadas de vento, queda de granizo e formação de alagamentos.

De acordo com a ViaMobilidade, que gere a Linha 8, a interrupção ocorreu devido a um alagamento na via entre as estações Lapa e Palmeiras-Barra Funda. "Os trens não estão circulando entre as estações Lapa e Júlio Prestes", informou em comunicado no site oficial. Nenhuma outra linha havia apresentado problemas até as 16h.

Veja orientações da Prefeitura para evitar problemas decorrentes de alagamentos

- Evite transitar em ruas alagadas;

- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas;

Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;

- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;

- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;

- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.

Chuva segue no início da semana

Na segunda-feira, 19, a probabilidade da ocorrência de chuva moderada a forte a partir da tarde "aumenta significativamente na região da capital e Grande São Paulo", disse o CGE. "O dia deve começar com termômetros por volta dos 20°C e no decorrer da tarde a temperatura máxima atinge facilmente os 28°C, enquanto os porcentuais mínimos de umidade do ar se mantêm acima dos 48%."

O CGE também destacou o efeito no litoral. "De acordo com as informações mais recentes do Centro de Hidrografia da Marinha do Brasil, a Depressão subtropical (ciclone), segue sua trajetória sobre o oceano, gerando chuva, ventos fortes e ondas em torno dos 3 metros. Portanto, essa condição requer especial atenção à navegação marítima."

Pancadas de chuva também são esperadas para a terça-feira de moderada a forte intensidade a partir da tarde. "Ao longo do dia, sol entre nuvens e previsão de temperatura mínima na madrugada em torno dos 20°C, com máxima no período da tarde ao redor dos 26°C. Os índices de umidade do ar seguem elevados, com os menores valores na casa dos 55%."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;