A circulação de um panfleto em forma de jornal, recheado de ataques aos adversários do prefeito Orlando Morando (PSDB) e lotado de anúncios publicitários da Prefeitura de São Bernardo, fornece uma ideia do nível em que se dará a campanha eleitoral que se avizinha. Embora ainda faltem nove meses para o pleito de outubro, os bastidores políticos das sete cidades do Grande ABC andam agitadíssimos. As eleições dominam todas as conversas, como, aliás, é comum no Brasil em anos pares, como é o caso de 2024. Estaria tudo dentro do jogo democrático, desde que não houvesse suspeita de que parte das ações estivesse sendo financiada com dinheiro público, o que é expressamente proibido pela lei.
A cidade acordou na segunda-feira forrada de exemplares do São Bernardo News, pasquim cujas oito páginas se alternam entre louvar a administração Morando, com a publicação de releases produzidos pela assessoria de imprensa do Paço, e a satanizar o deputado federal Alex Manente (Cidadania) e o estadual Luiz Fernando Teixeira (PT), dois pré-candidatos a prefeito na eleição de outubro. As “reportagens” só cedem espaço para os generosos anúncios da Prefeitura. Editado por um tal de Grupo ABC News, o jornal traz informações conflitantes e contraditórias sobre suas atividade e natureza. Não consegue ser preciso sequer sobre a própria tiragem, ora dizendo ser de 50 mil cópias, ora de 20 mil.
Tão mambembe é o jornal que o Paço de São Bernardo, que sistematicamente ignora questionamentos deste Diário, apressou-se a se posicionar sobre este assunto, negando ter autorizado ou pagado pelos anúncios e ressaltando ter acionado a Procuradoria-Geral do Município para que o veículo de comunicação “responda juridicamente pelo exemplar publicado”. De qualquer forma, espera-se, em nome da transparência e do uso ético do dinheiro do erário, que o Ministério Público acolha a denúncia do vereador Glauco Braido (PSD) e investigue o caso com a isenção que a sociedade espera. Eleição é assunto muito sério para ser deturpada pelo vale-tudo patrocinado por inimigos da democracia.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.