Economia Titulo
BID, Bird e Fmam doam US$ 9 milhões para índios da América Central
Da Agência Brasil
18/08/2005 | 17:15
Compartilhar notícia


O Fmam (Fundo para o Meio Ambiente), o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e o Bird (Banco Mundial) doaram US$ 9 milhões para incentivar o desenvolvimento sustentável nas comunidades indígenas na América Central. Segundo o Bird, o programa, com duração de cinco anos, busca fortalecer as capacidades das comunidades indígenas de Guatemala, Belize, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica e Panamá para proteger e administrar seus recursos naturais e culturais.

"Para as comunidades indígenas e de pequenos camponeses da América Central, o desafio de manter sua forma de vida e impedir a degradação do ambiente dependem de ajuda", disse Jane Armitage, diretora do Bird para a América Central. "As necessidades destas comunidades estão muito presentes no projeto, que foi desenhado pelos próprios líderes e organizações locais", acrescentou.

A negociação do projeto foi feita por uma ONG indígena que o executará. Esta é a primeira experiência do gênero para o Bird. "Este programa representa uma oportunidade para que os bancos, os povos indígenas e as comunidades possam trabalhar juntas", destacou Alberto Chinchilla, facilitador regional da Associação Coordenadora Indígena e Camponesa de Agro-Silvicultura Comunitária da América Central.

Segundo o Bird, o projeto evitará a degradação da terra que coloca em risco os serviços ambientais, a forma de vida e o bem-estar econômico de 558 comunidades indígenas, e conservará os enormes recursos em biodiversidade da região, que enfrentam crescentes ameaças.





Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;