Internacional Titulo
EUA anunciam que atacarao forças sérvias
Por Do Diário do Grande ABC
05/04/1999 | 14:21
Compartilhar notícia


O secretário de Defesa, William Cohen, disse nesta segunda-feira que a Otan se prepara agora para atacar as forças sérvias que realizam a limpeza étnica na província sérvia de Kosovo. ``Vamos atacar seus tanques, blindados, artilharia, as forças de terra que realizam essa pavorosa limpeza étnica. Estarao na mira e serao eliminadas', afirmou Cohen.

Os Estados Unidos decidiram enviar à Albânia 24 helicópteros de artilharia Apache, 18 lançadores de mísseis múltiplos e 2.000 soldados, para atacar as tropas e tanques sérvios em Kosovo e cercar o presidente iugoslavo, Slobodan Milosevic. Os dirigentes da Organizaçao do Tratado do Atlântico Norte devem aprovar nesta segunda-feira o uso das armas, que foram pedidas há uma semana pelo general Wesley Clark, comandante supremo aliado da Otan.

O jornal Washington Post informou nesta segunda-feira que os chefes militares americanos manifestaram reservas sobre o curso que os Estados Unidos deveriam tomar nas semanas anteriores aos ataques aéreos. Segundo o jornal, os chefes do Estado-Maior-Conjunto, em reunioes reservadas, propuseram mais sançoes econômicas, questionaram se realmente estavam em jogo interesses americanos na regiao e manifestaram dúvidas quanto à opiniao da secretária de Estado, Madeleine Albright, de que as açoes sérvias poderiam levar a uma desestabilizaçao crescente nos Bálcas e na Europa.

Em entrevista à AP, Cohen disse que ``essas versoes nao sao corretas. Os chefes militares deram suas opinioes e no final decidiram, por unanimidade, que tinham que apoiar a campanha aérea, inclusive com suas limitaçoes, porque estava em jogo a credibilidade da Otan'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;