Internacional Titulo
Londres torna mais rígido controle de benefícios sociais
Do Diário do Grande ABC
10/02/1999 | 13:55
Compartilhar notícia


O governo de Tony Blair anunciou esta quarta-feira novas restriçoes ao regime de benefícios sociais da Gra-Bretanha, que obrigarao a todos os beneficiários, incluindo os inválidos, a se submeter a entrevistas regulares, destinadas a verificar se estao procurando emprego.

Num editorial publicado pelo jornal conservador Daily Mail, antes da reforma legislativa da Previdência Social, o chefe de governo prometeu que ``a época dos direitos automáticos aos subsídios familiares' tinha terminado e reconheceu que a reforma seria ``dura'.

Estas medidas provocaram a cólera da ala esquerdista da maioria parlamentar, que considera que o ``Welfare State' é o legado mais valioso dos governos trabalhistas do pós-guerra.

As reformas anteriores do governo de Blair ao sistema de proteçao social provocaram fortes tensoes entre a maioria do parlamento.

As associaçoes de apoio aos inválidos e aos pais e maes sozinhos afirmaram que o período de votaçao é muito curto, acrescentando que sao medidas ``cruéis'.

Na Gra-Bretanha, há mais de um milhao de famílias formadas por maes solteiras ou pais viúvos, que recebem subsídios e 2,8 milhoes de pessoas que têm direito a uma pensao por invalidez.

``Se você pode trabalhar, deve trabalhar', afirma Tony Blair no Daily Mail. O governo quer terminar com o que considera um abuso e reforçar os controles sobre a legitimidade das solicitaçoes de pensoes.

``No futuro, os pais ou maes sozinhos deverao participar de uma entrevista; caso contrário, poderao perder seu subsídio familiar', diz Blair.

A lei também deve pôr fim à utilizaçao da pensao por invalidez como uma forma disfarçada de aposentadoria antecipada.

No total, o governo quer economizar 700 milhoes de libras (Um bilhao de euros, ou 1,140 bilhao de dólares).

O ministro da Previdência Social, Alistair Darling, ao ser entrevistado pela rádio BBC, disse que os pais sozinhos e os inválidos nao serao obrigados a trabalhar, ressaltando que quer pôr fim ao ``ciclo de angústia' que faz com que as pessoas que ``nascem pobres vivam pobres e inevitavelmente morram pobres'.

Um porta-voz da Associaçao Real para os inválidos e pela reinserçao denunciou que o grupo social está se sentindo ``ameaçado'.

Os enfermos e os casos mais graves de invalidez nao serao obrigados a comparecer às entrevistas.

A lei também prevê a reduçao das pensoes pagas aos viúvos e viúvas sem a responsabilidade de criar os filhos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;