Economia Titulo
Copom deve cortar a Selic para 11% ao ano nesta quinta-feira
Gabriela Gasparin
Especial para o Diário
17/10/2007 | 07:04
Compartilhar notícia


Segundo expectativa de economistas ouvidos pelo Diário, o Copom (Comitê de Política Monetária) deve anunciar nesta quarta-feira nova redução de 0,25 ponto percentual na Selic, após reunião para decidir o patamar da taxa, atualmente em 11,25% ao ano.

“Um dos motivos é que a turbulência do mercado internacional, prejudicado pelo setor imobiliário norte americano, já está resolvida”, disse Miguel José Ribeiro de Oliveira, vice-presidente da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade). Segundo ele, a taxa de juros ainda é uma das maiores do mundo e precisa ser reduzida. Carlos Eduardo Oliveira Júnior, conselheiro do Corecon-SP (Conselho Regional de Economia de São Paulo), também aposta na queda. “A pressão inflacionária dos produtos alimentícios deve influenciar na decisão.”

Francisco Funcia, coordenador do curso de economia da Universidade Imes, acredita que ainda há espaço para a queda de 0,25 ponto percentual. Na contramão, o professor de economia da Universidade Metodista, Sandro Maskio, acredita que a taxa será mantida. “Pode ser uma medida para impedir que a expansão do crédito cresça muito rápido.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;