Internacional Titulo
Pinochet sofre infarto e se encontra em estado grave
Da AFP
03/12/2006 | 11:36
Compartilhar notícia


O ex-ditador chileno Augusto Pinochet sofreu um infarto cardíaco e foi levado de emergência para o Hospital Militar de Santiago na madrugada deste domingo, onde se encontra em estado grave, mas estável.

"O hospital entregará um comunicado às 9h locais (10h de Brasília) com informações mais completas", delcalrou o porta-voz da família, general Guillermo Garín, que chegou ao hospital para conhecer a situação.

Segundo fontes médicas, Pinochet, que no último dia 25 de novembro completou 91 anos, sofreu um infarto do miocárdio e um edema pulmonar agudo

O ex-presidente (1973-1990) foi internado na unidade coronariana do hospital, localizado ao leste de Santiago, e seu estado é "grave, mas em condições de estabilidade", destacou um primeiro comunicado.

Pinochet recebeu no hospital a extrema-unção, o sacramento que a Igreja Católica dá aos doentes antes da morte. Perguntado se o ex-ditador recebeu a unção dos enfermos, Garín respondeu: "Efetivamente”.

A esposa do ex-ditador, Lucía Hiriart, ao lado de dois de seus cinco filhos, estavam no hospital, aguardando um novo boletim médico.

"A saúde do meu pai está grave", disse a filha mais velha, Lucía Pinochet Hiriart, enquanto Pinochet estava na unidade hospitalar à qual foi levado de ambulância de sua casa, no bairro La Dehesa, às 2h locais (4h de Brasília).

"Estamos nas mãos de Deus e dos médicos", completou o caçula, Marco Antonio Pinochet Hiriart.

O transporte ocorreu sob estrita vigilância policial, pois o general Pinochet se encontra em prisão domiciliar desde segunda-feira passada, quando o juiz Víctor Montiglio o acusou em um processo por dois assassinatos atribuídos à ‘Caravana da Morte’, uma comitiva militar que percorreu o Chile no início da ditadura.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;