Fechar
Publicidade

Domingo, 28 de Novembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

internacional@dgabc.com.br | 4435-8301

Chefes de Estado da Opep debatem preço recorde do petróleo cru


Da AFP

17/11/2007 | 10:00


Os chefes de Estado da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) se reúnem neste sábado em Riad pela terceira vez desde 1960, com o cartel dividido sobre como enfrentar o enfraquecimento do dólar no momento em que o petróleo cru se aproxima do recorde histórico de US$ 100 o barril.

Durante dois dias, a cúpula reunirá líderes dos 13 países membros do cartel - incluindo o Equador, que volta oficialmente à organização neste fim de semana -, mas não discutirá um eventual aumento da produção para esfriar os preços, que subiram 50% desde o início do ano.

Um encontro ministerial da Opep, marcado para daqui a duas semanas em Abu Dhabi, terá como principal objetivo avaliar a necessidade de abrir as torneiras. A maioria dos membros se mostra bastante reticente em relação a esta medida, por acreditar que o mercado já está bem abastecido e que a escalada de preços de deve à especulação, ao dólar fraco e a tensões geopolíticas.

Os ministros de Finanças, Relações Exteriores e Energia da Opep aprovaram na sexta-feira o esboço da declaração final da cúpula, da qual não consta, como desejavam Venezuela e Irã, referências ao meio ambiente, informou o secretário geral do cartel, Abdalá el Badri.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;