Economia Titulo
Argentina estuda como compensar perdas com pesificação
Por Do Diário OnLine
21/01/2002 | 09:04
Compartilhar notícia


O vice-ministro da Economia da Argentina, Jorge Todesca, afirmou que o governo está estudando alternativas para compensar as perdas aos titulares de contas em dólares retidas no ‘corralito’. Neste final de semana, o governo argentino confirmou que os saques das contas bancárias só serão feitos em pesos, o que causará prejuízos para os correntistas.

O governo estuda maneiras de compensar as perdas do governo atualizando o poder aquisitivo dos depóstios. Com isso, se aplicaria um mecanismo de atualização periódica. O esquema seria constituído pela elaboração de um indicador monetário, similar ao brasileiro e ao chileno.

A pesificação dos depósitos, anunciada neste sábado pelo presidente Eduardo Duhalde, deixa de lado a promessa feita por Duhalde quando este assumiu que os depósitos seriam devolvidos na moeda em que foram efetuados.

Atualmente há cerca de 65 milhões em contas nos bancos argentinos, sendo 71,45% em dólares (46 milhões) e o restante, 28,55%, em pesos (18 milhões).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;