Cultura & Lazer Titulo
Peça 'Insones 3X4' estréia nesta terça em SP
Por Mauro Fernando
Do Diário do Grande ABC
11/03/2003 | 09:30
Compartilhar notícia


O Núcleo C.U.L.T. estréia Insones 3X4 nesta terça-feira, no Centro Cultural São Paulo. A peça, uma adaptação de crônicas de Fernando Bonassi, tem a direção de Ed Anderson e retrata a solidão urbana por meio do dia-a-dia dos personagens em uma grande metrópole.

Vários esquetes compõem a encenação – cada um dos seis atores faz até cinco personagens. “São pessoas sozinhas, cada uma tem uma mania específica. Em uma das cenas, o personagem toma choques em todo lugar, na porta, na escada rolante. Passa, então, a achar que vai levar choque quando encostar nas pessoas, o que é uma metáfora”, diz Anderson.

O diretor faz a ligação entre solidão e insônia: “Quando se fala em solidão, logo surge a insônia. A identificação com esse tema é muito ampla. A insônia pode ser conseqüência da ansiedade por algo bacana que pode acontecer no dia seguinte ou da tensão provocada pelo cotidiano estressante”.

A prioridade em Insones 3X4 é o movimento dos atores. “O gesto fala mais alto, tanto que a peça cai naquela discussão teatro-dança”, diz Anderson. No início, os atores dão pequenos depoimentos, extraídos de sua própria experiência. “São casos reais”, afirma o diretor. Em seguida, eles trocam de roupa e assumem os personagens, que se isolam em seus quartos.

A iluminação é o principal elemento na construção dos ambientes, já que o palco, com seis almofadões e seis cadeiras, fica praticamente nu. “A luz, basicamente âmbar e azul, faz um clima mais intimista, de madrugada”, afirma Anderson.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;