Economia Titulo
Economia da Alemanha terá recuperação nos próximos anos, afirma Bundesbank
Por
15/12/2023 | 08:00
Compartilhar notícia


O Banco Central da Alemanha (Bundesbank) afirma que a economia do país deve se recuperar nos próximos anos, "embora com um atraso". A partir de 2024, a nação europeia deve retornar a uma rota de expansão, com gradual ganho de velocidade, afirmou o presidente do Bundesbank, Joachim Nagel. O Produto Interno Bruto (PIB) ajustado pelo calendário deve crescer 0,4% no próximo ano, após uma queda modesta de 0,1% no atual, diz o BC, em relatório publicado nesta sexta-feira.

Em 2025 e 2026, a economia crescerá 1,2% e 1,3%, respectivamente. Comparado com as projeções de junho, a retomada deve ser adiada em cerca de três trimestres, dizem os especialistas da instituição. Houve redução em baixa mais forte em 2024 e corte mais leve para 2025. "O fato de que a recuperação ainda esta demorando é em parte causada pela demanda externa mais fraca que o esperado na indústria", afirma. "Isso contém tanto a produção quanto as exportações. Além disso, o consumo privado está hesitante e os custos de financiamento mais altos freiam investimentos", aponta.

O Bundesbank ainda comenta que o crescimento das exportações e a alta nos salários sustentam a recuperação. No caso da inflação, diz que ela está em queda, mas acrescenta que é cedo para dizer que está totalmente controlada. O núcleo da inflação atingiu seu pico neste ano, em 5,1%, e no próximo ano deve desacelerar de modo significativo, a 3,0%, prevê o BC alemão. Os níveis de emprego, por sua vez, devem seguir elevados, acrescenta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;