Sua Saúde Titulo
HPV no homem

O HPV é um vírus transmitido pelo contato sexual que afeta a área genital e mucosa oral tanto de homens como de mulheres

Por Leo Kahn
30/07/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


O HPV é um vírus transmitido pelo contato sexual que afeta a área genital e mucosa oral tanto de homens como de mulheres. No homem, é um dos fatores responsáveis pelo desenvolvimento do câncer de pênis, embora em menor frequência do que os processos inflamatórios crônicos - principalmente em casos de prepúcio longo ou fimose.
As lesões provocadas por esse vírus são conhecidas como condiloma acuminado, verruga genital ou "crista de galo". No homem, a localização mais frequente é na glande (cabeça do pênis), sulco bálanoprepucial, meato uretral e, raramente, dentro da uretra, podendo ocorrer também na virilha, bolsa escrotal e região perianal. Existem as formas subclínicas e latentes nas quais não há lesões visíveis.
O HPV é mais difícil de ser diagnosticado no homem, porém ele também pode ser o transmissor do vírus para as mulheres. Geralmente, o HPV é mais fortemente associado às mulheres por ser responsável por quase 100% dos casos de câncer de colo do útero.
É considerada a principal DST (Doença Sexualmente Transmissível) de etiologia viral. Estima-se que de 50% a 75% dos homens e mulheres sexualmente ativos entrem em contato com um ou mais tipos de HPV em algum momento de sua vida e ocorre mais frequentemente em jovens entre os 15 e 25 anos.

SINAIS E SINTOMAS
Na maior parte das vezes a infecção pelo HPV não apresenta sintomas. O indivíduo pode queixar-se de ardência no pênis, apresentar uma inflamação constante do prepúcio e glande (balanopostite) ou aparecimento das lesões verrucosas.

DIAGNÓSTICO
O diagnóstico é feito principalmente pelo exame clínico, onde são identificadas as lesões verrugosas típicas. Em casos duvidosos pode ser feita a peniscopia, que é um exame realizado através de uma lente de aumento: identificam-se as lesões suspeitas, que podem ser biopsiadas e submetidas a análise histológica pelo patologista.
Atualmente estão sendo usados métodos moleculares para diagnóstico de lesões não visíveis chamados de captura híbrida e o PCR que procura identificar o DNA viral. É feito um escovado do pênis, superficialmente, e da uretra, para pesquisa destas células.

SAIBA MAIS
O período de incubação é de aproximadamente dois a oito meses, mas pode demorar até 20 anos tornando-se praticamente impossível determinar em que época e de que forma um indivíduo foi infectado pelo HPV.
Quanto maior o número de parceiros, maior o risco de contrair e transmitir qualquer DST, inclusive o HPV e o vírus da Aids.
É recomendado usar preservativos em todas as relações sexuais.
Fumar, beber em excesso ou usar drogas afeta o sistema de defesa do organismo fazendo com que o HPV atinja o homem com maior facilidade.
É importante não se automedicar.
Compartilhar objetos de uso íntimo com outras pessoas sem fazer higiene de objetos de utilização comum também é arriscado.
O HPV está associado a até 75% dos casos de câncer de pênis, uma vez que o vírus pode ajudar na proliferação das células de câncer. A má higiene do pênis, associada à presença da fimose, costuma ser um fator responsável pelos casos de câncer no pênis.
Cerca de 10% das pessoas não conseguem eliminar o vírus e possuem a infecção persistente pelo HPV e com maior tendência a desenvolver lesões que podem progredir para câncer.
Recentemente foram desenvolvidas vacinas que protegem contra o HPV para mulheres e seu uso é recomendado antes do início da atividade sexual, tendo expressão máxima se usada aos 11 ou 12 anos, ou para mulheres que já passaram desta faixa etária, de 13 a 26 anos. O valor profilático é considerado alto com proteção de 95% contra estes vírus.
A resposta imune é semelhante em homens e mulheres, mas não se pode afirmar se será tão eficaz nos homens tanto quanto é no sexo feminino. A proteção é estimada em cinco anos de duração.
Se houver suspeita de que o parceiro sexual tenha qualquer DST é altamente recomendável consultar o médico urologista. Até que isto seja feito, também é recomendável abster-se das relações sexuais com este parceiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;