Palavra do Leitor Titulo Palavra do Leitor
Palavra do Leitor - 4 de dezembro de 2023
Por Da Redação
04/12/2023 | 08:47
Compartilhar notícia


Bullying

‘Municípios promovem ações para coibir bullying nas escolas’ (Setecidades, dia 28). O Diário nos trouxe preocupante proposta de reflexão a nós, pais, mães, avós, tios, professores e diretores de escolas. E todos nós precisamos agir com rapidez, disciplina e cuidado para colocarmos um fim nessa chaga, infelizmente, histórica. Bullying é ação de violência física ou psicológica e que tem como finalidade menosprezar, subjugar, xingar e intimidar, com o objetivo de causar angústia, mágoa e tristeza naqueles que são vitimados. E o motivo é sempre o de intimidar, desmerecer, desmoralizar, pregar peça e agredir, demonstrando sentimento flagrante de superioridade banal, raiva e ódio. Temos que lembrar sempre que o bullying não é brincadeira inocente ou sem maldade, pois pode causar traumas, que se levam para toda a vida. Como responsáveis, temos de sentar com crianças e adolescentes e plantar sementes de frutos saudáveis para que os mesmos possam conviver, cada vez mais, em ambiente de equilíbrio emocional e respirável, regado à água potável da amizade.

Cecél Garcia

Santo André

Corrupção

No Brasil existe uma grande e redundante sacanagem com aqueles que trabalham, fora do setor público, durante cinco meses por ano para ajudar a sustentar aquilo que a sociedade já está se acostumando a chamar de covil de larápios. A pergunta que fica no ar é sobre que atitudes deveriam tomar Ministério Público, Receita Federal, Tribunal de Contas e a Polícia Federal diante de suspeitas e escandalosas evidências de enriquecimento ilícito de centenas de corruptos. Na falta de atitudes investigativas legais, como sempre, a mensagem que o poder público passa para a sociedade é de uma sistemática impunidade protetora de quase todos, que pactuam com a transformação do País em um paraíso de patifes. No Brasil, a corrupção compensa e as punições já viraram brincadeira que nossa sociedade, no cerne dos seus núcleos de poder público e privado aprendeu: a impunidade leva a se nivelar por baixo, aceitando que roubar o contribuinte já se tornou um ato politicamente correto para que o projeto de poder civil fascista fundamentado no suborno e em assistencialismo comprador de votos de quase todos os partidos siga inexoravelmente avante. A comissão do poder público diante da imunda degeneração moral das relações públicas e privadas nos deixa uma alternativa de qualificação: estamos diante do poder público em quase todos os níveis mais safado, corrupto e sem-vergonha de nossa história. Que escárnio cometido por esse covil de larápios, espalhados por todo o Brasil contra o cidadão honesto. Povo que tanto lutou pela democracia no passado, não merece esse presente. Precisamos redesenhar nosso futuro. Precisamos dar basta! O Brasil precisa, urgentemente reaver seus valores, em novo movimento e, para tanto, é necessário eleger legisladores de todos os níveis, que defendam os interesses e anseios do povo.

Francisco Emídio Carneiro

São Bernardo

Deputado cassado

Pela primeira vez na história na Terra de Tio Sam, um deputado é cassado sem que tivesse sido condenado por crime federal. O lado curioso deste fato é que esse deputado republicano, partido de Donald Trump, é filho de imigrantes brasileiros, o George Santos. Que, no Brasil, por volta de 2008, foi condenado por roubo de talão de cheque. Porém, nos EUA, acumula 23 acusações federais, como de fraude, lavagem de dinheiro etc. E foi cassado porque usou ilegalmente recursos de campanha eleitoral. E aqui no Brasil? Ora, políticos livres e soltos desviam recursos públicos, incluindo as estarrecedoras rachadinhas, e nossas casas legislativas, por perverso corporativismo, não se dignam em cassar mandatos de eleitos nas urnas.

Paulo Panossian

São Carlos (SP)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;