Setecidades Titulo Memória
Hospital Mario Covas. A luta do Fórum da Cidadania... ...pelo Grupo de Saúde. O apoio da Maçonaria. E a liderança de André José de Andrade.

Inaugurado em 2001, o “Mario Covas” tornou-se realidade graças aos esforços da sociedade civil, em vários campos, nem todos convergentes...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
26/11/2023 | 08:00
Compartilhar notícia


Há duas semanas, “Memória” documentou o abraço simbólico dado em 1998 nos então esqueletos abandonados do chamado Hospital de Clínicas do ABC – um trabalho político dos trabalhadores aposentados.

Hoje, publicamos um novo capítulo, escrito e documentado pelo memorialista José Claudio Fernandes.

Fernandes presta homenagem especial ao cirurgião-dentista André José de Andrade, que no início da década de 2000 capitaneava o Grupo de Saúde do Fórum da Cidadania. O grupo se reunia às quartas-feiras em Loja Maçônica de Santo André.

Em mensagem enviada à “Memória”, Fernandes faz justiça a ações e nomes dos que lutaram para que o hoje Hospital Estadual Mário Covas se tornasse realidade.

Tópicos de uma jornada

Por: José Claudio Fernandes

O único político que procurou nos ajudar foi o Dr. Gilberto Natalini, então secretário de Saúde de Diadema.

Eu posso afirmar categoricamente, e provar com algum material que tenho, como cartas enviadas para a Rádio Bandeirantes, o esboço daquilo que queríamos para o local, ou seja, um hospital de clínicas.

A história do abraço às obras paradas fez, realmente, um barulho enorme, mas sem efeito prático nenhum.

Eu mesmo cobrei pessoalmente dos políticos da época providências para que as obras fossem retomadas. As respostas eram sempre as mesmas: as fundações comprometidas e a obra extremamente cara.

O Dr. André José de Andrade guardou as atas e listas de presença das reuniões, documentação importante para evitar o uso da imagem do hospital em campanhas de políticos inescrupulosos.

Cada entidade dos membros participantes do Grupo de Saúde do Fórum da Cidadania enviou uma carta ao governador Mario Covas pedindo o recomeço das obras.

O ofício enviado pelo Dr. Pedro Zidói, presidente do Sindicato de Farmácias do Estado de São Paulo e da ABC-Farma, foi respondido pelo governador.

NOTA DA MEMÓRIA

José Claudio Fernandes oferece um material interessante à Memória, que poderá ser ampliado com o acervo guardado pela família do Dr. André José de Andrade.

Dr. André partiu e precisa ser devidamente lembrado. Esta homenagem faz parte da pauta desta página Memória e nasce da manifestação do Sr. Fernandes.

Para nós, da “Memória”, a história do Hospital Mário Covas não tem um dono. O abraço dos aposentados valeu, e não foi único. A luta do Fórum da Cidadania foi importantíssima. A participação da sociedade civil como um todo foi fundamental.

O Diário do Grande ABC foi sempre porta-voz da sociedade para: 1) anunciar a construção do hospital; 2) denunciar a paralisação das obras; 3) exigir a retomada da construção; 4) acompanhar todos os passos até que o hospital entrasse em funcionamento; 5) desmascarar o uso indevido da imagem do hospital.

Crédito da foto 1 – Miriam Gomes/Vitória Santos/Banco de Dados (foto e reprodução)

VALEU. De uma notícia da Câmara Municipal de Santo André em 26 de novembro de 2021: após 18 anos, em 1998, e diante do inconformismo da população e da sociedade civil que se reuniu para abraçar o prédio abandonado, o então governador Mário Covas assumiu o compromisso de concluir a obra, que mudou o cenário da Saúde no Grande ABC

DIARIO HÁ 30 ANOS

Sexta-feira, 26 de novembro de 1993 – ano 36, edição 8554

MANCHETE – Pacote de F. Henrique (ministro da Fazenda) vai criar nova moeda.

RIO GRANDE DA SERRA – IPTU sobe 50%.

AUTOMÓVEIS – Volkswagen anunciava quaro novos modelos para 1994: Pointer, novo Gol, Golf GTI (importado da Alemanha) e um carro de grande porte.

POLÍCIA – Uma carta, dois tiros, dois mortos. Drama de amor e morte ente Ivalcy e Célia.

Reportagem: Irineu Masiero, com comentário de Reinaldo Azevedo.

EM 26 DE NOVEMBRO DE...

1958 – Açougueiros de São Caetano cerravam as portas em protesto à aprovação da lei nacional de congelamento de preços dos gêneros de primeira necessidade; Prefeitura determina a aquisição do produto isento de impostos para venda no Mercado Municipal.

1998 – Falecia o jornalista Julinho de Grammont, assessor de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Tremembé. Elevado a município em 26 de novembro de 1896, quando se separa de Taubaté.

No Paraná, Bom Sucesso, Califórnia, Cândido de Abreu, Engenheiro Beltrão, Paranacity, Sabáudia, São João do Caiuá, Tamboara e Wenceslau Braz.

Na Paraíba, Guarabira e Solânea.

Em Sergipe, Pirambu e São Miguel do Aleixo.

E mais: Cacoal (Rondônia) e Colniza (MT).

Cristo Rei

26 de novembro

“Tomai posse do Reino preparado para vós”.

Fonte: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus

Ilustração: Vatican News




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;