Economia Titulo Ministério das Minas e Energias
País não tem risco de racionamento de energia mesmo com altas temperaturas, diz ministro
Por
17/11/2023 | 10:33
Compartilhar notícia
FOTO: Tânia Rego/Agência Brasil


Apesar das altas temperaturas no Brasil nos últimos dias, não há risco de racionamento de energia no País, garantiu nesta sexta-feira, 17, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em entrevista na GloboNews. Ele afirmou que apesar da seca na Amazônia, as hidrelétricas da região estão funcionando e os reservatórios em todo o País continuam cheios.

"Estive pessoalmente no norte quando houve crise de abastecimento naquele local e vivemos um momento muito tenso com a parada de Santo Antônio (usina hidrelétrica), que é fio d'água (sem reservatório). Hoje, graças a Deus, esta usina está normalizada. Belo Monte sabemos que está no seu fornecimento normal e também em Jirau, portanto não temos nenhum problema hídrico hoje no norte do Brasil", afirmou Silveira.

Segundo o ministro, estão sendo finalizadas obras de linhas de transmissão no norte do País que vão interligar o único Estado brasileiro que não estava no Sistema Interligado Nacional (SIN), Roraima, a Manaus (AM).

"No mês que vem vamos inaugurar duas torres de transmissão e vamos interligar o último Estado da Federação. Eu estive com o presidente Lula em Parintins (AM) dando ordem de serviço para ligar Manaus a Boa Vista, e com isso vamos trazer energia da Venezuela para não só suprimento de Roraima como para o SIN e atender todo o Brasil", afirmou Silveira.

O ministro destacou a eficiência do Operador Nacional do Sistema (ONS), que é considerado o quarto melhor operador de sistema elétrico do mundo. "É um desafio no mundo inteiro (operar o sistema)", disse, no contexto das mudanças climáticas.

Horário de Verão

Segundo Silveira, ainda não foi tomada uma decisão sobre a volta do Horário de Verão, mas que a questão está sendo avaliada.

"Este ano tivemos a alegria, graças à bonança hídrica, de ter os nossos reservatórios cheios", destacou o ministro, lembrando que por este motivo os consumidores não tiveram cobranças extras na conta de eletricidade e a bandeira verde predominou", disse o ministro, lamentando que há dez anos o Brasil não constrói hidrelétrica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Diário do Grande ABC

Todos os direitos reservados © 1995-2023 - Todos direitos reservados

;