Internacional Titulo
Papa quer referência ao cristianismo na Constituição Européia
Da AFP
24/08/2003 | 11:16
Compartilhar notícia


O papa João Paulo II fez um apelo claro neste domingo para que o cristianismo seja mencionado na Constituição Européia. "A Igreja Católica está convencida de que o Evangelho de Cristo constituiu um elemento unificador dos povos europeus através dos séculos e continua sendo uma fonte inesgotável de espiritualidade e fraternidade", disse o sumo pontífice na oração dominical de Angelus feita em sua residência de veraneio no Castelo Gandolfo, cerca de 30 km ao sudeste de Roma.

"Registrar isso é uma vantagem para todos e o reconhecimento explícito no tratado (constitucional da União Européia) das raízes cristãs da Europa será a principal garantia de futuro para o continente", acrescentou.

Desde o início do verão, praticamente todas as semanas o papa renova seu apelo para que o preâmbulo da futura constituição européia seja modificado e faça referência à herança cristã da Europa.

O texto apresentado pelo presidente da Convenção Européia, Valéry Giscard d'Estaing, menciona "a herança cultural, religiosa e humanista", sem referência direta ao cristianismo. O texto deve ser concluído e assinado em uma conferência que acontecerá em outubro em Roma.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;