Cena Política Titulo Cena Política
Saída de Rita liga luz de alerta em prefeitos
Da Redação
27/10/2023 | 07:00
Compartilhar notícia
Gilmar/DGABC


A demissão de Rita Serrano do comando da Caixa, anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na quarta-feira, trouxe profunda preocupação para os prefeitos do Grande ABC. O fato de Rita ser da região – foi vice-prefeita de Rio Grande da Serra e presidente do Sindicato dos Bancários do ABC – criava conexão profunda dela com as sete cidades no banco que libera recursos para as obras federais. O tema foi repercutido pelos chefes de Executivo, internamente, justamente porque Rita havia recebido recentemente alguns dos gestores públicos do Grande ABC para alinhar o destravamento de verba para projetos da região. E, como o Centrão – agora alocado na cadeira máxima da Caixa – também quer indicar aliados nas vice-presidências, há o temor de recuo nas tratativas já feitas.

Preocupação

Outro ponto de incômodo de figuras do Grande ABC com a demissão de Rita Serrano da Caixa foi a nova baixa de mulheres no primeiro escalão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Até agora, três mulheres deixaram o ministeriado para dar lugar a homens: Daniela Carneiro saiu do Turismo; Ana Moser foi demitida do Esporte e, agora, Rita Serrano deixou a Caixa.

Resposta

Rita Serrano divulgou ontem mensagem sobre sua demissão. “Mesmo sob forte pressão, em apenas dez meses de gestão, a Caixa viveu um de seus melhores momentos. Nesta despedida, venho a público agradecer aos empregados, clientes, parceiros, entidades, e ao controlador da Caixa, que contribuíram para que meus dez meses de gestão à frente do banco resgatassem a autoestima institucional de ‘ser Caixa’, condição fundamental para viabilizar a nossa missão singular de banco social, que é capaz de atender à população brasileira, em especial os mais necessitados e, ao mesmo tempo, garantir rentabilidade ao negócio.”

Acolhido

O vereador César Oliva (PSD), de São Caetano, foi, de fato, adotado pela família Morando. Nesta semana, o parlamentar esteve com a deputada estadual Carla Morando (PSDB) para vistoriar obras do Piscinão Jaboticabal. Após deixar a oposição e migrar para a base do prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) em São Caetano, Oliva buscou guarida no clã Morando de olho em 2024.

Sessão extraordinária

A Câmara de São Caetano terá hoje sessões extraordinárias para analisar e votar o projeto de lei instituindo o programa tarifa zero no transporte público municipal. Os trabalhos começam às 11h.

Elogios e ausência

A base de sustentação do prefeito Orlando Morando (PSDB) na Câmara de São Bernardo protocolou e aprovou requerimento de congratulações a Morando, ao ex-vice-prefeito e deputado federal Marcelo Lima (PSB), ao secretário de Saúde, Geraldo Reple Sobrinho, e a deputada estadual Carla Morando (PSDB) pela abertura do primeiro hospital público veterinário da cidade. Nenhuma linha citando o secretário de Pessoa com Deficiência e Cidadania, Pery Cartola (PSDB).

Encontro

O prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), e o deputado federal Alex Manente (Cidadania), com domicílio eleitoral em São Bernardo, se reuniram, em Brasília, com o presidente nacional do PSDB e governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite - o deputado federal Adolfo Viana (PSDB-BA) também esteve no encontro. “Ótima conversa. Na pauta: o futuro e a nossa federação”, disse Alex.

Sessão solene

A Câmara de Santo André realiza no dia 31, a partir das 19h, sessão solene em homenagem aos cirurgiões dentistas do município. Organizada pelo vereador Marcos Pinchiari (PSDB), a solenidade trará representantes do CFO (Conselho Federal de Odontologia).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;