Uma revista eletrônica de 60 páginas que acaba de ser lançada conta a história do Movimento Batista Regular pioneiro na região Sul, em São Bernardo
“Chegamos aos 70 anos caminhando com Jesus pela fé no propósito de servi-lo e honrá-lo com a pregação da palavra de Deus e a edificação dos salvos”.
Pastor Diego Fernandes, atual presidente da diretoria da Primeira Igreja Batista de São Bernardo.
Coube ao pastor Emanuel Woods, norte-americano, estimular a criação da Primeira Igreja Batista de São Bernardo, reunindo-se com os seus primeiros fieis: Benedito Felizardo, Wilson Felizardo, Abel Soares, Manoel de Carvalho, Walter Felizardo e Ariovaldo Barbosa dos Santos.
A São Bernardo principiava naquele ano de 1953. Marcos Teixeira da Silva, memorialista, publica artigo na revista comemorativa que vem ilustrado por cabras atravessando tranquilamente a Rua Tenente Sales, uma travessa da Rua Marechal Deodoro.
PRIMÓRDIOS
Os primeiros cultos foram realizados na Vila Santa Terezinha e bairro Planalto. O primeiro endereço fixo da então chamada Igreja Batista do Calvário foi a Rua José Benedetti, 327.
NOME NOVO
Em 1954, a igreja ganha seu nome definitivo: Primeira Igreja Batista de São Bernardo.
SEDE DEFINITIVA
Em 1957, a igreja adquire um terreno mais central, na Rua Silva Jardim, dois quarteirões antes do Hospital Anchieta. No ano seguinte começa a construção do templo.
Pensou-se na construção de um estacionamento ao lado. Mas quem tinha automóvel naquele tempo?
DUAS DATAS
Durante anos, na fachada da igreja erguida na Silva Jardim, constou como data de fundação o 22 de outubro de 1953.
Na revista agora lançada, aparece a data de 21 de outubro do mesmo ano de 1953.
ANO A ANO
A revista segue uma linha de tempo bem traçada, ano a ano, de 1953 a 2023, sem saltar nenhum período, com fotos, informações, depoimentos, lembranças, ações missionárias, geração a geração. Todos os seus pastores, todos os passos de uma história de 70 anos.
PARA VER
A revista pode ser acessada neste link:
https://www.calameo.com/books/007485121064b4d4bb494
PÁGINAS INICIAIS. Ontem e hoje, a força da Primeira Igreja Batista de São Bernardo. Dizem os editores: esta revista comemorativa é um mergulho profundo em nossa história, incluindo testemunhos inspiradores e memórias preciosas
Sexta-feira, 29 de outubro de 1993 – ano 36, edição 8530
MANCHETE – Assalto a carro-forte emprega até granada.
Vigilantes da Transbank Segurança e Transporte de Valores trocam tiros com assaltantes. Um assaltante foi preso e dez fugiram.
Manchete da página policial, em matéria assinada pelo repórter Irineu Masiero: “Assaltante tinha granada de mão argentina”.
SANTO ANDRÉ – Prefeito Newton Brandão tira Celso Prudente da Cultura. O diretor permaneceria à testa da Cultura andreense até dezembro (de 1993), numa das mais ruidosas gestões à frente do órgão.
Celso Prudente recebia apoio e críticas à sua atuação, movimentando o cenário cultural da cidade.
MEMÓRIA – O baile da rainha da Koppers/Monsanto. Entrevistávamos Nelson Gonçalves, xará do cantor famoso, que nos anos 1950 movimentou os meios sociais de São Bernardo.
1598 - Diogo Ayres de Aguirra é nomeado capitão-mor regente de São Paulo.
1903 – Na História da Viação Pública de São Paulo, um texto de Adolpho Augusto Pinto. O autor cita tempos antigos dos meios de locomoção a vapor e a imprensa primitiva.
1913 – Ato nº 164 da Prefeitura de São Bernardo concede a Pedro Giorgi, Antonio Picossi e Adolpho Petrochi os incentivos fiscais previstos na Lei 95, de estímulo às novas indústrias. Nascia uma nova empresa em São Caetano.
29 de outubro: São Narciso de Jerusalém. Bispo de Jerusalém e, quando se deu tal fato, devia ter quase cem anos de idade. Narciso não era judeu e teria nascido no ano 96.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.