Weizman disse que o Estado judeu tem a obrigaçao especial de ser vigilante sobre o racismo e o anti-semitismo.
Israel reagiu com contrariedade à esperada inclusao do ultradireitista Partido da Liberdade de Joerg Haider na coalizao do governo austríaco. Aguarda-se que o presidente da Austria, Thomas Klestil, aprove a participaçao do partido nas próximas horas.
Barak anunciou ontem que Israel chamará seu embaixador em protesto. No entanto, o embaixador Nathan Merom retornará a seu país só depois que for registrado a aprovaçao formal do novo governo, disse Barak.
O protesto diplomático de Israel reflete a preocupaçao pela chegada ao poder de um líder político acusado de ser um simpatizante nazista.
``Israel, como estado judeu, e os judeus em geral, devem enfrentar o anti-semitismo e o racismo de maneira diferente que outros povos', disse Weizman.
Haider informou que nao é anti-semita, porém há uma década elogiou a política econômica de Adolfo Hitler, também um austríaco, e descreveu os veteranos da SS como ``homens de caráter'. Posteriormente pediu desculpas por esses comentários.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.