Setecidades Titulo
Auricchio copia projeto de Serra para Educação
Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
09/03/2007 | 22:18
Compartilhar notícia


Dois professores na sala de aula. A promessa de campanha do governador José Serra (PSDB) faz escola em São Caetano. Em ano pré-eleitoral, o prefeito José Auricchio Júnior (PTB) manda para a Câmara na próxima semana – antes mesmo do tucano – projeto que cria o cargo de auxiliar pedagógico na 1ª série do ensino fundamental. Ou seja, além da professora na sala de aula, haverá ainda a auxiliar. A proposta atenderá a 1,8 mil alunos na rede de ensino municipal.

A medida, segundo o prefeito, fortalecerá o ensino das crianças em fase de alfabetização. “O auxiliar vai atuar com as professoras para atender crianças com dificuldade de aprendizado, já que acabaram de sair das Emeis e têm problemas de adaptação.”

Segundo a secretária municipal da Educação, Magali Aparecida Pinto, se aprovada a proposta, a fase de regulamentação será de um mês. “Neste período faremos a seleção e a capacitação dos estudantes e eles estarão aptos a auxiliarem os professores.”

A secretária não admite que o município tenha roubado a idéia de Serra. Ela diz que a razão da mudança é a alteração na lei federal, que determina a antecipação para 6 anos de alunos que ingressam na 1ª série. “Por isso tivemos de capacitar os professores e agora de contratar os auxiliares para atender a demanda.”

Cada classe tem até 30 alunos. No total, 15 escolas serão atendidas pela iniciativa. A Prefeitura contratará 60 auxiliares que receberão cerca de R$ 500 por mês. Poderão participar da seleção estudantes a partir do 2º ano do ensino superior.

O projeto de Serra, ainda em estudo, é idêntico ao de Auricchio. Só que no do governo estadual, também haverá auxiliares nas classes de 2ª série. A previsão é que seja concluído até o final deste ano.

Para o presidente da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), Carlos Ramiro de Castro, o projeto deveria criar o cargo de professor-adjunto. “Um auxiliar só não adianta.”

Segundo Castro, para surtir efeito, a proposta deveria também ser precedida de outras iniciativas. “Como a valorização do profissional, diminuição das turmas e mais tempo do aluno em sala de aula.”

A assistente de coordenação do Colégio Jean Piaget, Varluce Manfrinato, aprova a iniciativa que também é adotada na instituição. “O auxiliar ajuda o professor em todos os aspectos, inclusive a observar o comportamento dos alunos e apontar possíveis problemas.”



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;