Secretário de Comunicação da Prefeitura terá a missão de liderar o partido no processo de sucessão do prefeito Paulo Serra em 2024
Secretário de Comunicação de Santo André, Edson Salvo Melo será reconduzido hoje à presidência do PSDB municipal e ficará responsável por estar à frente da legenda na construção da candidatura de sucessão ao prefeito Paulo Serra (PSDB) no ano que vem.
Salvo Melo é nome de consenso no partido, que se reúne na manhã de hoje na Câmara de Santo André na convenção municipal. Ele comanda a agremiação desde 2019, mas deve ter figuras diferentes como colegas de diretório.
“Nós passamos por um período inédito na condução do diretório municipal, que foi a pandemia. Por conta dela tivemos o mandato prorrogado, o que nos fez permanecer por quatro anos na função. Em razão dela, também, vimos as possibilidades dos encontros não presenciais se tornarem realidade dentro do partido e, mesmo com essas limitações, participamos do processo de reeleição do prefeito Paulo Serra, reconduzindo ele ao novo mandato com votação histórica na cidade e a conquista da maior bancada que o partido já teve em Santo André”, lembrou Salvo Melo.
Em 2020, Paulo Serra foi reeleito prefeito de Santo André com 76% dos votos já no primeiro turno. A força do chefe do Executivo também foi determinante para que o tucanato explicasse a maior bancada no Legislativo, com seis nomes. “Por conta da qualidade dos filiados e candidatos, a cidade reconheceu e confiou essa quantidade de votos”, avaliou o dirigente.
Agora a missão, segundo o próprio Salvo Melo reconhece, será a condução do processo de sucessão. Como o Diário mostrou ontem, Paulo Serra reuniu na sexta-feira os principais players do governo para pontuar que o futuro candidato governista à sucessão será do PSDB e que é necessário união em torno do projeto para aproveitar o alto índice de aprovação do governo, de 80,1%, conforme dados do levantamento Diário/Paraná Pesquisas divulgado na semana passada.
Ainda com cautela e sem se colocar como presidente reeleito do PSDB, Salvo Melo afirmou que “se formos reeleitos na condução da presidência do diretório municipal, vamos enfrentar outro desafio, que será a sucessão do governo”. “É um novo momento do PSDB, no qual tentamos nos reconstruir após os resultados estaduais e nacionais em 2022, por isso, apesar do reconhecimento e aprovação quando falamos do governo Paulo Serra, temos que estar fortalecidos, unidos e principalmente sintonizados com a população para poder manter as conquistas já alcançadas e continuar aplicando em Santo André essa marca do PSDB governar e do trabalho certeiro do prefeito Paulo Serra”, citou.
O futuro presidente reeleito do partido se referiu aos resultados eleitorais aquém do esperado do PSDB nas eleições de 2022 – o partido perdeu, após quase três décadas, o comando do governo do Estado (Rodrigo Garcia nem sequer foi para o segundo turno e foi amplamente superado pelo governador Tarcísio de Freitas, do Republicanos), e, por brigas internas, não lançou candidato próprio à Presidência da República.
Questionado se acredita que o candidato à sucessão de Paulo Serra necessariamente tenha de ser tucano, Salvo Melo tergiversou. “Essa é uma decisão que deve ser realizada mais para frente. Com certeza o PSDB deve encabeçar essa discussão, por conta da expressiva bancada de vereadores e dos quadros que hoje fazem parte do projeto político. Mas o prefeito Paulo Serra soube fazer um governo multipartidário com muita eficiência e coesão. Então é natural que esse tema seja debatido, no momento oportuno, com todos envolvidos. O PSDB tem nomes e experiência para esse desafio, se assim for determinado.”
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.