Sua Saúde Titulo
Esofagite de refluxo

O esôfago é um tubo muscular revestido por uma mucosa, situado no tórax e que liga a boca ao estômago. A esofagite é a inflamação

Por Leo Kahn
01/10/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


O esôfago é um tubo muscular revestido por uma mucosa, situado no tórax e que liga a boca ao estômago. A esofagite é a inflamação desta mucosa, que pode ser causada pelo refluxo gastresofágico, quando o conteúdo ácido do estômago entra em contato com a mucosa ou pela ingestão de alguma substância corrosiva.
A esofagite de refluxo acontece quando o músculo no fim do esôfago se abre no momento errado e permite que o conteúdo do estômago penetre no esôfago. Quando os sucos gástricos ácidos entram em contato com a parede do esôfago, podem causar uma sensação de queimação.
Essa é a afecção mais frequente do esôfago. O diagnóstico é baseado nos sintomas, mas para verificar a gravidade da doença e da presença ou não de complicações, são necessários exames.
O melhor exame para o diagnóstico é a endoscopia, que permite o exame interno do esôfago e biopsia durante este procedimento. É importante para excluir o câncer de esôfago.
A doença de refluxo é normalmente leve e raramente oferece risco de vida, entretanto, pode desenvolver complicações quando a pessoa não é tratada, como sangramento ou úlceras no esôfago e, em alguns casos, estreitamento do esôfago. Isso pode levar a dificuldade de engolir e a parada do alimento na área estenosada. O refluxo crônico pode estar associado com o esôfago de Barrett, condição que leva ao câncer.

SINTOMAS:
Azia quando há refluxo ácido para dentro do esôfago.
Sensação de queimação do peito até o pescoço.
Pode ocorrer regurgitação até a boca, provocando a sensação de um líquido amargo.
Quando a esofagite é severa e as úlceras estão presentes, o ato de engolir provoca dor, no momento em que o alimento atinge esta parte do esôfago.
Posteriormente, se a porção inferior do esôfago se estreita devido à cicatrização, o alimento pode parar nessa área.
A esofagite também pode causar hemorragia, fezes pretas, anemia e vômitos de sangue.

SAIBA MAIS:
Evite o tabagismo.
As refeições volumosas intensificam a pressão dentro do estômago e aumentam o refluxo.
Você deverá se alimentar com pequenas quantidades de alimentos ricos em proteínas e pobres em gorduras. É melhor comer em intervalos iguais e não ingerir nada duas horas antes de dormir.
Os alimentos a serem evitados incluem chocolate, hortelã, álcool, cafeína, frutas cítricas, leite integral e produtos à base de tomate.
Atividade física, como curvar o peito sobre a barriga e deitar, também pode aumentar os sintomas da doença de refluxo, especialmente após a refeição.
Pressão sobre o abdômen, comum nas pessoas que usam roupas muito apertadas ou são obesas ou em mulheres que estão grávidas, frequentemente pode levar o aumento da irritação.
Manter uma atitude mental positiva, trabalhando junto com seu médico e seguindo o tratamento recomendado, pode ser o melhor remédio para a doença de refluxo.
O refluxo crônico pode causar problemas secundários, tais como dificuldade de deglutição, rouquidão ou laringite que não melhora, além de danos nas cordas vocais.
O refluxo também pode causar ou piorar problemas respiratórios, tais como asma e pneumonia recorrente, particularmente se o conteúdo do estômago penetrar nas vias aéreas.
A elevação da cabeceira da cama em 10 a 15 cm, reduz a quantidade de ácido que reflui para o esôfago.
Alguns medicamentos podem piorar os sintomas da doença de refluxo. Informe seu médico sobre qualquer medicação que você esteja tomando, ele pode determinar se os medicamentos podem causar problemas.
Aproximadamente 5% a 10% dos pacientes em condições muito graves eventualmente requerem cirurgia.
Procure o serviço médico para tratamento. No caso, o especialista indicado é o gastrologista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;