Ex-presidente da Câmara de Diadema e ex-prefeiturável da cidade, Pretinho do Água Santa (União Brasil) comunicou seu grupo que vai sair da política. Ele não deu muitos detalhes, apenas afirmou que vai passar um tempo no Ceará. Com um mandato de vereador e candidato do então prefeito Lauro Michels (PV) à sucessão em 2020 (recebeu 20.524 votos), Pretinho ensaiava tentar voltar para a Câmara – tinha até comunicado seu sobrinho, o vereador Lucas Almeida (União Brasil), a respeito da decisão. A reviravolta pegou muita gente de surpresa porque previa-se que Pretinho usaria a eleição de 2024 para se recuperar politicamente. Ele foi colocado como candidato a prefeito por imposição de Lauro, a contragosto dele próprio, porque o verde não conseguiu convencer o então deputado Márcio da Farmácia (Podemos) a assumir a cabeça da chapa.
Novo nome
Esta coluna apurou que o time de futebol Água Santa, que projetou Pretinho para a política, decidiu mudar o nome que vai apresentar nas urnas no ano que vem – será o presidente do Solidariedade no município, Julinho do Água Santa. Dessa forma, nem mesmo Lucas Almeida receberá apoio do clube para tentar a reeleição no Legislativo.
Grupo dissipado
Com a decisão de Pretinho do Água Santa (União Brasil), figuras políticas que orbitam o grupo eleitoral do ex-vereador começaram a procurar novos caminhos visando a eleição do ano que vem. Um deles foi Brasil da Silva Gomes. Figura histórica do PSB em Diadema – tem quase três décadas de filiação na legenda –, Brasil decidiu permanecer na legenda e vai se lançar à vereança. O convite partiu do presidente do PSB na cidade, o empresário Jadir Riato.
Justificativa – 1
O prefeito Marcelo Oliveira (PT), de Mauá, procurou a coluna para esclarecer o projeto de lei que estabelece no calendário oficial do município o Terço dos Homens. “Eu me reúno a cada dois meses com religiosos da cidade. Eu mesmo, isso antes mesmo de entrar na política, sou um religioso praticante. Então, essas pessoas pediram para instituir o Terço dos Homens em Mauá, dizendo que uma lei dará peso e vai atrair ainda mais seguidores. Eles entenderam que pedir diretamente para o prefeito era a garantia que a proposta seria aprovada”, argumentou.
Justificativa – 2
Esta coluna mostrou que o projeto de lei de autoria do prefeito Marcelo Oliveira (PT) gerou comentários na Câmara. Teve vereador, inclusive da base, que disse que a proposta tinha de partir de um parlamentar, não do chefe do Executivo.
Apoio declarado
O ex-prefeito e ex-deputado federal William Dib confirmou que irá apoiar a candidatura do deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT) à Prefeitura de São Bernardo no ano que vem. A declaração foi dada durante entrevista no podcast do jornal Em Rede, da cidade.
Audiência pública
O deputado estadual Luiz Cláudio Marcolino (PT) estará hoje em Mauá, a partir das 10h, na condição de vice-presidente da comissão de finanças da Assembleia Legislativa, para a audiência pública do Orçamento estadual para o ano que vem. O evento será na Câmara.
Novo presidente em Mauá
O deputado estadual Rômulo Fernandes vai assumir o comando do PT em Mauá. A atividade de transmissão de cargo será no domingo, em espaço na Vila Noêmia.
Café à mesa
Fora do PSDB, o ex-vereador Eduardo Vidoski se reuniu ontem com o vereador Tite Campanella (Cidadania), de São Caetano, em uma padaria do município.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.