Fechar
Publicidade

Sábado, 27 de Novembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

economia@dgabc.com.br | 4435-8057

Alemanha pode violar o pacto de estabilidade em 2005


Da AFP

22/11/2004 | 14:53


O Bundesbank (Banco Central alemão) advertiu nesta segunda-feira que existe um "risco importante" que o déficit público da Alemanha ultrapasse novamente, em 2005, a taxa de 3% do PIB (Produto Interno Bruto), fixada pelo pacto de estabilidade da zona do euro, apesar das medidas anunciadas pelo governo.

"Não é certo que as medidas previstas (pelo governo do chanceler alemão Gerhard Schroeder) sejam suficientes para que a Alemanha se mantenha dentro dos termos do pacto europeu de estabilidade em 2005, depois de ter violado os limites do pacto por três anos consecutivos", estimou o Bundesbank em seu informe mensal de novembro.

O governo conta com um déficit público reduzido de 2,9% do PIB no próximo ano, graças a um pacote de medidas econômicas apresentadas no começo deste mês.

Entre outras medidas, o executivo alemão prevê um congelamento dos salários dos funcionários públicos. No entanto, o Bundesbank argumenta que as medidas "são em sua maior parte pontuais, sujeitas à elaboração de futuros orçamentos".

O banco central alemão não é o único que questiona a capacidade do governo alemão de limitar o déficit público a 3% do PIB. Na semana passada, o conselho de especialistas econômicos independentes que assessora o governo alemão, mais conhecido como o grupo dos "cinco sábios", estimou em seu aguardado informe anual que o déficit público da Alemanha será de aproximadamente 3,5% do PIB no próximo ano.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;