Quando se pensa em turismo no Peru, geralmente um lugar do país vem à mente: Machu Picchu. Mas este vizinho sul-americano tem muitas outras regiões para mostrar, e quer atrair mais visitantes para esses outros locais.
O Brasil, aliás, é visto como mercado de grande potencial. Tanto que o País foi o principal convidado da feira PTM (Peru Travel Mart), realizada no final de abril para promover um intercâmbio de negócios entre operadores de turismo de todo o mundo. Cerca de 50 profissionais brasileiros participaram, totalizando a maior delegação do evento.
"O Brasil é o principal mercado emissor de turistas na América do Sul e, por isso, considerado prioritário para nós. O Peru atualmente se encontra à altura das exigências do turista brasileiro, e possui grande diversidade de atrativos que incluem atividades culturais, naturais e de aventura", declarou Milagros Vidal, coordenadora do mercado brasileiro da PromPerú (Comissão de Promoção do Turismo e Exportação).
De fato, o Peru tem vasta diversidade ambiental, contando com a Selva Amazônica ao Norte e a Cordilheira dos Andes a Oeste. Banhado pelo Oceano Pacífico, apresenta costa marcada pelo clima desértico, consequência da gelada corrente de Humbolt.
Por causa das águas geladas, que não evaporam, o país sofre com a ausência de chuvas em grande parte do território. Em compensação, seu mar é rico em peixes, utilizados em pratos típicos como o ceviche, além de ser ideal para a prática do surfe.
O patrimônio histórico deixado por civilizações como a Inca não se restringe apenas a Machu Picchu. Em todo o Peru, inclusive na capital Lima, é possível encontrar diversos sítios arqueológicos. A cultura dos povos antigos também pode ser conferida no vasto artesanato das diferentes regiões do país.
Atualmente, três companhias aéreas - TAM, Taca e Lan - oferecem voos diretos saindo de São Paulo e do Rio de Janeiro para Lima. A viagem dura menos de cinco horas.
A jornalista viajou a convite da PromPerú
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.