Fechar
Publicidade

Quinta-Feira, 9 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

cultura@dgabc.com.br | 4435-8364

Mercado virtual

Divulgação Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC

12/01/2010 | 07:00


No século 21, entretenimento e tecnologia caminham ainda mais juntos. A criatividade dos meios de diversão está diretamente ligada aos avanços futuristas do mercado. Entre as novidades apresentadas neste mês durante a Consumer Electronic Show (CES), encerrada domingo em Las Vegas, nos Estados Unidos, os grandes destaques influenciam áreas como games, cinema, televisão e, até mesmo, literatura.

A feira, uma das maiores do mundo no setor de eletrônicos, confirmou a chegada do esperado Project Natal, da Microsoft, às casas dos consumidores. Criado pelo brasileiro Alex Kipman, o periférico feito especialmente para o videogame Xbox 360 chamou a atenção do mundo no ano passado ao mostrar câmera especial fazendo uma espécie de ‘leitura' do jogador, levando seus movimentos para o personagem na tela. A pessoa consegue jogar o game sem precisar de qualquer controle remoto. Prometido para ser lançado no fim deste ano, especula-se que a revolucionária novidade será comercializada a partir de novembro. O preço não foi divulgado.

Outro destaque da CES 2010 foi a afirmação dos leitores eletrônicos como novo aparelho no cotidiano das pessoas. Prova disso foram as diversas versões de e-readers, com as grandes empresas do setor eletrônico divulgando seus produtos com variados formatos e cores - apesar das imagens na tela serem em preto e branco.

Quem encabeça essa linha de eletrônicos é o Kindle, da Amazon, líder do mercado. Lançado no Brasil em outubro, a versão reúne um total de 1.500 livros em sua memória. Entre as publicações a serem adquiridas, o público poderá ter em versão eletrônica as páginas de 17 obras de Paulo Coelho. O escritor assinou contrato de exclusividade de seis meses com a empresa norte-americana para alguns de seu e-books, entre eles "O Alquimista". Versões em inglês dos livros já estavam disponibilizadas na internet e só agora ganham edições em português.

No mercado de cinema e televisão, a grande novidade tem sido a revolução 3D. A temporada de 2009 foi considerada um período chave para a revitalização da transmissão de imagens em terceira dimensão, principalmente graças a filmes como "A Era do Gelo 3", "Harry Potter e o Enigma do Príncipe" e "Avatar".

Agora, os modernos aparelhos começam a deixar as salas dos cinemas para serem instalados nos televisores. A ideia é que as novas máquinas consigam transformar as imagens em aspecto convencional e no formato 3D ao mesmo tempo. Para que o público possa visualizar a profundidade das cenas, óculos especiais acompanharão o aparelho.

Algumas emissoras brasileiras já começaram a investir nesse tipo de formato. A Rede Globo, por exemplo, apresentou prévia de como poderá ser a transmissão dos desfiles de Carnaval nos próximos anos. Um dos objetivos é fazer com que a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, ambos no Brasil, possam ser assistidos pelo público nos efeitos da terceira dimensão, com a tecnologia pulando aos seus olhos sem que precisem sair de casa.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;