Grande ABC conta com 383 câmeras ativas e 256 pontos locais do sistema de monitoramento estadual; municípios auxiliam com projetos próprios
Na região, de janeiro a julho deste ano, 2.102 veículos foram recuperados com auxílio do Detecta, sistema de monitoramento inteligente do governo estadual. A informação foi divulgada pela SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Estado, que ainda registrou 4.689 infratores presos ou apreendidos – aumento de 7,7% em relação ao ano anterior – e 284 armas ilegais confiscadas no Grande ABC até o fim do sétimo mês de 2023.
O sistema Detecta faz parte da Muralha Paulista – rede de segurança do governo estadual que interliga câmeras e radares em diferentes cidades –, e conta com câmeras de segurança e pontos locais, que realizam a identificação dos veículos procurados por roubos e furtos, realizando o acionamento da PM (Polícia Militar), além de permitir a troca de informações, o compartilhamento de imagens e a cooperação dos órgãos públicos. Atualmente, o Grande ABC conta com 383 câmeras ativas e 256 pontos locais que ajudam a coibir esse tipo de crime.
O Detecta é coordenado pela SSP, que afirma que o sistema é “o maior big data de dados e informações policiais da América Latina e um dos maiores do mundo”. A ferramenta integra os bancos de dados do IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt), da Polícia Civil; o Sistema Operacional da Polícia Militar; o Fotocrim (Sistema de Fotos Criminais); além de dados de veículos e de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) do Detran.SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo).
“A SSP mantém seu compromisso em implementar estratégias de combate a crimes patrimoniais e contra a vida no Grande ABC. A Polícia Militar reforçou o patrulhamento com a Operação Impacto, aumentando a presença policial em áreas de alto índice de criminalidade, com mais pontos de estacionamento, bases comunitárias e patrulhas a pé e de motocicleta”, disse a Pasta, em comunicado ao Diário, ligando também o resultado a operações realizadas desde o início do ano.
AUXÍLIO
Com sistemas próprios e compartilhamento de informações, as cidades da região estão colaborando com a Pasta estadual. Em Santo André, a Muralha Eletrônica realiza a leitura de placas de veículos que cruzam as áreas de limite com outros municípios, identificando aqueles que sejam produto de roubo ou furto, caminhões que façam descarte irregular, vans, motos e ônibus que também tenham alguma queixa registrada via Copom (Centro de Operações da Polícia Militar do Estado de São Paulo), além de fazer reconhecimento facial, para localizar procurados pela Justiça.
Em São Caetano, a cidade ganhará, até o primeiro trimestre de 2024, 250 novas câmeras de monitoramento, interligadas ao CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), que auxiliam a PM em ocorrências. Após a instalação, o município terá ultrapassado 1.000 equipamentos, em todos os seus 15 bairros. Em Diadema, a Prefeitura reinaugurou, em dezembro de 2022, a nova CIM (Central Integrada de Monitoramento), que conta com imagens de 25 totens espalhados em pontos estratégicos da cidade. Produzidas em alta definição, os registros são gerados nas cerca de 350 câmeras em todos os pontos de Diadema.
Já Ribeirão Pires apresentou, em agosto, o programa Escudo Digital, que intensifica as ações de segurança na cidade. Os equipamentos reforçarão a proteção das entradas e saídas da Estância, sendo instalados nas avenidas Kaethe Richers, Humberto de Campos e Ernesto Menato, e fornecendo imagens à PM e à Polícia Civil.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.