Publicidade Titulo Turismo
Pensando em morar no exterior? Aqui estão os cinco melhores países para se viver em 2023
Por Ana Maria Fonzar/ Divulgação
13/09/2023 | 08:00
Compartilhar notícia
Divulgação/ Freepik


 Seja navegando pelas nuances de uma nova cultura, procurando os mais incríveis pontos turísticos para conhecer ou estabelecendo novas amizades, viver no exterior é uma escolha repleta de alegrias e desafios. Mas dependendo do estilo de vida que você procura, alguns lugares tornam a vida de expatriado ainda mais fácil do que outros. Uma nova pesquisa sobre morar e trabalhar no exterior revelou os melhores países para estrangeiros viverem. De Taiwan e Malásia ao México e Espanha, os residentes explicam o que os faz amar o seu novo lar.

O relatório anual Expat Insider, elaborado recentemente pela InterNations, a maior rede de expatriados do mundo, classifica os principais países com base em 56 aspectos do cotidiano de expatriados, como os seguintes: qualidade de vida (transportes, clima, lazer, cuidados de saúde, segurança, disponibilidade de Internet, língua), facilidade de adaptação (acolhimento, capacidade de fazer amigos), condições de trabalho (perspectivas de carreira, salário, seguro desemprego), apenas para citar alguns.

Mais de 12.000 expatriados representando 171 nacionalidades e vivendo em 172 países ou territórios partilharam mais uma vez as suas opiniões sobre a vida quotidiana no estrangeiro, o que resultou em uma lista eclética e surpreendente, abrangendo todo o globo.

Muito provavelmente, durante as
suas viagens de férias ao exterior você já tenha estado em algum destes destinos, inclusive pode até ter pensado em como seria viver e trabalhar por lá, mas hesitou em levar adiante uma possível mudança por não saber como seria a vida neste novo país. Este relatório pode, definitivamente, ajudá-lo a ter uma visão mais abrangente das facilidades e desafios que poderá encontrar em outros lugares do mundo. Aqui estão os cinco países que ocupam o topo do ranking do Expat Insider.

1º. México

Ocupando o primeiro lugar na pesquisa de 2023, não é novidade que o México apareça no topo da lista, depois de ficar entre os cinco primeiros classificados todos os anos, desde 2014. O país norte-americano destaca-se no índice de Facilidade de Acomodação e na subcategoria Simpatia Local, o que também resulta em pontuações altas em Encontrar Amigos. Na verdade, 75% dos expatriados entrevistados disseram que é fácil fazer amigos no México, em comparação com apenas 43% globalmente.

Embora a burocracia do México possa ser difícil, também é fácil manter a residência se o estrangeiro se qualificar, e não há um período mínimo de tempo necessário para permanecer no país para manter o status do visto. Os expatriados também acham rápida a adaptação à cultura mexicana e 71% das pessoas que vivem localmente dizem estar satisfeitas com o custo de vida geral, em comparação com apenas 44% a nível global. 80% também estão até satisfeitos com a sua situação financeira (58% globalmente).

2º. Espanha

A Espanha aparece em segundo lugar no ranking, sendo um dos dois únicos países europeus no Top 10, juntamente com Portugal (10º colocado). Classificado entre os 10 primeiros no índice de Qualidade de Vida da pesquisa desde 2014, o país é novamente aclamado este ano neste quesito e também pelas suas inúmeras oportunidades de lazer. 88% dos expatriados dizem estar felizes com a cultura e a vida noturna, em comparação com 68% em todo o mundo, uma grande maioria deles admite “sentir-se em casa”. A facilidade de praticar esportes e o clima mediterrâneo agradável também são muito valorizados.


3º. Panamá

Este país da América Central ocupa o terceiro lugar no índice pela facilidade que os expatriados têm em se instalar no seu território e, em particular, em Encontrar Alojamento. O Panamá é considerado o melhor lugar para fazer amigos, destacando na categoria Acolhimento. Sua cultura e clima também são muito populares. 80% das pessoas no local dizem que também estão satisfeitas com sua situação financeira.



4º. Malásia

Classificada em quarto lugar no índice geral, a Malásia subiu no subíndice de Qualidade de Vida este ano, com os residentes classificando o país do Sudeste Asiático em terceiro lugar em termos de disponibilidade de oportunidades de viagem pela localização geográfica estratégica. A Malásia também tem bons resultados em Simpatia Local e Finanças Pessoais.



5º. Taiwan

Este território autônomo da China ocupa o quinto lugar do relatório Expat Insider. É apreciado principalmente pela qualidade do seu Sistema de Saúde. Mais de 85% dos expatriados afirmam estar satisfeitos com a acessibilidade e a qualidade dos cuidados médicos prestados em Taiwan. A nível da vida profissional, a segurança no emprego é aclamada. O custo acessível do transporte público também é um dos destaques de morar no país.

Completando o Top 10 do relatório aparecem: Tailândia (6º), Costa Rica (7º), Filipinas (8º), Bahrein (9º) e Portugal (10º), como já citado acima. Vale destacar que o Bahrein foi o país que mais melhorou na lista de 2022 a 2023, subindo 19 posições – o índice de Finanças Pessoais foi o grande responsável por essa ascensão, já que quase metade dos expatriados inquiridos avaliaram o custo de vida de forma mais favorável do que em 2022 e relataram uma grande satisfação com a sua situação financeira.

O Brasil, por sua vez, ocupa a 15ª posição do ranking anual Expat Insider, destacando-se por aspectos como Facilidade de Acomodação e Acolhimento. O país tem seus melhores índices quando se trata de pessoas sendo amigáveis com residentes estrangeiros e facilidade de fazer amigos locais. Nas subcategorias Cultura & Boas-Vindas e Opções de Lazer, o Brasil também aparece no Top 5 da lista.

Classificação dos 53 melhores lugares para morar ao redor do mundo:

  1. México
  2. Espanha
  3. Panamá
  4. Malásia
  5. Taiwan
  6. Tailândia
  7. Costa Rica
  8. Filipinas
  9. Bahrein
  10. Portugal
  11. Emirados Árabes Unidos
  12. Omã
  13. Indonésia
  14. Vietnã
  15. Brasil
  16. Finlândia
  17. Colômbia
  18. Quênia
  19. Luxemburgo
  20. Austrália
  21. República Tcheca
  22. Holanda
  23. Suíça
  24. Suécia
  25. Grécia
  26. China
  27. Canadá
  28. Arábia Saudita
  29. Estônia
  30. Estados Unidos
  31. Qatar
  32. Chipre
  33. França
  34. Hungria
  35. Polônia
  36. Índia
  37. Singapura
  38. Bélgica
  39. Irlanda
  40. Hong Kong
  41. Dinamarca
  42. Áustria
  43. Reino Unido
  44. Japão
  45. Nova Zelândia
  46. Malta
  47. Itália
  48. África do Sul
  49. Alemanha
  50. Coreia do Sul
  51. Peru
  52. Noruega
  53. Kuwait



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;