Internacional Titulo G20 e crimes de guerra
Lula recua e diz que, se Putin decidir visitar o Brasil, cabe à Justiça decidir sobre prisão
11/09/2023 | 08:21
Compartilhar notícia
FOTO: Ricardo Stuckert/PR


O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse nesta segunda-feira, 11, que a Justiça será a responsável pela decisão de prender ou não Vladimir Putin, caso o presidente da Rússia decida comparecer à Cúpula do G20 no ano que vem, no Brasil. Lula também fez várias críticas ao Tribunal Penal Internacional (TPI), que emitiu uma ordem de prisão contra o líder russo por causa da invasão da Ucrânia.

No sábado, 9, Lula afirmou que o presidente russo não será preso se vier ao Brasil, mas recuou da declaração nesta segunda. "Se o Putin decidir ir ao Brasil, quem toma a decisão de prendê-lo é a Justiça, não é nem o governo, nem o Congresso Nacional", disse o presidente, durante entrevista coletiva em Nova Délhi, que sediou a Cúpula do G20 deste ano.

O presidente afirmou ainda que espera a presença de Putin e também do primeiro-ministro da China, Xi Jinping, na Cúpula de 2024 - ambos não estiveram na reunião realizada na Índia no fim de semana.

Putin russo pode ser preso caso viaje para um dos países que são signatários do Estatuto de Roma, o documento que estabeleceu o TPI. Por causa disso, Putin tem evitado participar de encontros multilaterais fora da Rússia.

"Eu inclusive quero estudar muito a questão desse Tribunal, para entender porque os Estados Unidos não são signatários dele, porque a Rússia não é signatário. Então, quero saber porque o Brasil virou signatário de um Tribunal que os Estados Unidos não aceita. Por que somos inferiores e temos que aceitar?", questionou o presidente brasileiro.

O Brasil aderiu em fevereiro de 2000 ao Estatuto de Roma, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), e entrou de fato para o TPI em setembro de 2002, ainda na gestão do tucano. Ao todo, 123 países - incluindo o Brasil - já assinaram o documento.

"Eu nem sabia da existência desse Tribunal, só quero saber porque os Estados Unidos não é signatário, porque a Índia não é signatário, porque a China não é signatário e porque a Rússia não é signatário e porque o Brasil é signatário? Quero saber qual é a grandeza que fez o Brasil tomar a decisão de ser signatário", disse Lula. "Me parece que os países do Conselho de Segurança da ONU não são signatários, só os bagrinhos."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;